PERDIGÃO: VINHA… MAS NÃO VEIO! − 3

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

A Perdigão¹ é uma grande conquista para Patos de Minas, pois com ela serão gerados cerca de 600 empregos diretos e indiretos e abatidas 40 mil aves por dia. Para melhor divulgar o projeto que será implantado na cidade, técnicos da Perdigão estiveram conversando diretamente com produtores rurais durante a Festa do Milho e fazendo seu cadastramento.

A empresa esteve presente na Patos Mostra com um estande que ficou bastante movimentado. A instalação definitiva da Perdigão está prevista para 1998, quando deverá ser iniciado o abate de aves. Funcionando em sistema de integração, a indústria irá fomentar a avicultura em nossa região. Para o produtor tornar-se integrado, ele deve ter uma propriedade num raio de 60 quilômetros de Patos de Minas, com muita água disponível e energia elétrica. A atividade é mais familiar e o integrado poderá obter grandes vantagens com a implantação da empresa.

O assessor de diretoria e responsável técnico pelo projeto de Patos de Minas, Antônio Marques, ressaltou que a unidade a ser instalada na cidade será uma das maiores do país, se comparada com outras similares já existentes. “Existem unidades com vários anos de funcionamento que somente agora estão atingindo as 140 mil cabeças de abate de ave/dia. Patos já começará assim”. O médico veterinário Francisco Bersch disse estar impressionado com o interesse do produtor patense. “Nos primeiros dias poucos nos visitaram. Depois, com a divulgação durante a Fenamilho das notícias sobre a Perdigão, muitos nos procuraram afim de conhecer melhor o projeto”.

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Patos de Minas, Wando Borges, informou que a prefeitura continuará com o projeto de equipar o pequeno produtor, que começou a ser desenvolvido na administração passada². Segundo o secretário, “até o final da gestão Elmiro Nascimento a energia elétrica alcançará todas as propriedades rurais do município”. As estradas também receberão um tratamento especial, pois com a chegada da Perdigão Patos de Minas receberá uma injeção de desenvolvimento.

* Fonte e foto: Texto publicado com o título “Perdigão em Patos de Minas” e subtítulo “Técnicos conversam com produtor durante a Fenamilho” na edição n.º 34 de 07 de junho de 1997 do jornal O Tablóide, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe