FESTA DO MILHO ATRAVÉS DOS TEMPOS, A

Postado por e arquivado em CAPAS DE LIVROS SOBRE A NOSSA HISTÓRIA.

Marialda de Amorim Coury Martins nasceu em Patos de Minas em 31 de julho de 1947, filha de José Batista Coury e Alda Amorim Coury. Casou-se com Dinater Martins em 15 de fevereiro de 1959. Desta união nasceu Dinamar Martins. Artista Plástica; Professora Primária; Professora de Artes/Desenho/Aquarela; Presidente da UNART por duas gestões; Sócia-Fundadora da BPW/Associação das Mulheres Profissionais de Patos de Minas; Presidente da Casa da Cultura de Patos de Minas; Presidente da COMTUR-Conselho Municipal de Turismo; Idealizadora, Fundadora e Vice-Presidente da Associação das Marias Artesãs de Patos de Minas; Agente Cultural e Pesquisadora; Diretora da Casa da Cultura do Milho; Professora de Arte/Artesanato do UNIPAM Sênior.

Na página 12 de A Festa do Milho Através dos Tempos − Jubileu de Ouro, Marialda escreveu:

Por onde começar… De repente, uma decisão! Escrever um livro sobre a História da Festa do Milho de Patos de Minas. Uma ousadia? Não! Segui os impulsos do meu coração! Tornei-me, por acaso, uma pesquisadora… Fascinada pela fotografia, fui aos poucos, ajudando a encontrar verdadeiras relíquias na cidade. Conversei com amigos que deram o maior incentivo. Afinal de contas, deixo um grande legado para a minha terra. Na minha cabeça, já um pouco grisalha, formaram-se muitos sonhos, recordações de um tempo que se foi. A Festa Nacional do Milho precisa ser preservada. Nas horas vagas, desvendei cada pedaço desta história, conversei com as pessoas, descobri fatos que fizeram parte de momentos tão distantes. Já são 50 anos. É muito tempo se olharmos para trás e revermos situações do nosso cotidiano. Com certeza, você vai viajar comigo, com nossas memórias, velhas tradições e muitas lições de vida.

Capa − Carro de Boi, Troféu do Jubileu de Ouro da Fenamilho/2008, do artesão patense Natalício José de Souza, em foto de Saulo Alves Paulino.
Impressão e Acabamento (2008): Grafipres − Gráfica e Editora Presidente Ltda.

* Texto e foto: Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe