DORMIR PERTO DE HUMANOS

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, COMPORTAMENTO.

Alguns cães são tão destituídos de medo dos humanos, que querem se aconchegar em qualquer pessoa que encontram. Para eles, todas as pessoas são generosas, magnânimas, cálidas, cuidadosas, abridoras de portas, jogadoras de bolas e afagadoras. Elas dão comida e agrado. Não oferecem perigo e são líderes potenciais.

Cães líderes muitas vezes não dormem perto de humanos. Quanto mais alto na matilha o cão acha que está, menos provável que se deite na cama com um desconhecido − ou até mesmo com os próprios donos. Qualquer cão que considere as pessoas poderosas − e não membros de uma classe inferior − tem predisposição a aceitar um perfeito desconhecido dentro da matilha e a agradar essa pessoa.

Membros de algumas raças como os malamutes do Alasca, os chow-chow e os huskies consideram esse comportamento desnecessário, enquanto membros de outras raças, como os pastores alemães, os labradores e a maioria das raças pequenas, divertem-se com a experiência.

Como regra geral, fêmeas são mais propensas a dormir por perto do que machos. Embora seja apenas uma leve tendência, elas naturalmente procuram e gostam de contato físico com outros membros da matilha, o que significa que são mais predispostas a virar a barriga para cima para serem acariciadas, a bater com os patas nos donos pedindo atenção e rastejar nas camas dos humanos, se conseguirem. Isso é perfeitamente natural para o sexo que nutre e desfruta da sensação do contato fornecido pop uma ninhada de filhotes.

* Fonte: 100 Perguntas Que Seu Cão Faria ao Veterinário (se ele pudesse falar…), de Bruce Fogle.

* Foto: Br.pinterest.com.

Compartilhe