FESTIVAL SÓ NO TIRA-GOSTO 7 − 2019

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A noite de ontem foi movimentada e de grande entusiasmo no Fratele Hotel, quando foram anunciados os vencedores da sétima edição do Festival Só no Tira-Gosto. O prato eleito pela população e comissões julgadoras foi o Tarteletes Bourbon, do estabelecimento Bourbon Café, do proprietário Heitor Eduardo. Comercializado a R$ 20,00 durante o período de realização do festival, o petisco – feito de carne suína desfiada, creme de queijo, muçarela e alecrim, acompanhado de molho sweet chilli – obteve a melhor pontuação entre os 40 bares e restaurantes participantes do evento.

Na categoria atendimento, a melhor pontuação foi para o Casa Grande Cervejas Especiais, do proprietário João Paulo Reis Nogueira. Os organizadores do festival anunciaram, publicamente, os cinco mais bem colocados em cada uma das categorias. Todos eles foram agraciados com troféus e brindes dos apoiadores.

O evento de encerramento foi agitado, reuniu os participantes do festival − entre proprietários dos estabelecimentos, garçons e garçonetes, chefs de cozinha − além de autoridades do município, como o prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, a imprensa local e mais os amantes da culinária e da gastronomia patense. Presente também estava o presidente da Federação de Hotéis, Bares e Restaurantes de Minas Gerais (Fhoremg), Paulo César Marcondes Pedrosa, juntamente com o presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes de Patos de Minas (Sindhorb), Breno Palhares.

Em seu pronunciamento, o prefeito José Eustáquio sugeriu o queijo como tema para a edição do festival de 2020. A autoridade reconheceu a importância de Patos de Minas ser a segunda maior bacia leiteira do País e ainda lembrou que, neste ano de 2019, o queijo parmesão da Coopatos foi eleito o segundo melhor do Brasil no Concurso Nacional de Produtos Lácteos, o principal evento do setor de laticínios da América Latina¹.

A comissão organizadora do Festival Só no Tira-Gosto informou que foram apurados mais de cinco mil votos na edição deste ano do festival, tendo a participação direta de mais de 15 mil pessoas, que frequentaram os estabelecimentos e degustaram os petiscos ao longo do evento. Segundo o regulamento do festival, o resultado da votação é a média do voto popular somada à média do voto dos jurados, sendo esta última multiplicada por dois.

Paralelo ao evento, os responsáveis pela Cachaça Onda Clara divulgaram os premiados na categoria “melhor drink”, em projeto realizado pela empresa e que foi inserido dentro do Festival Só no Tira-Gosto. O drink vencedor foi o Mara Kuya, feito de polpa de maracujá, cachaça, syrup, manjericão, água com gás e sementes de aroeira do cerrado, do estabelecimento Bourbon Café.

O festival foi realizado pela Prefeitura de Patos de Minas em união com o Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes (Sindhorb), tendo o apoio da Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de Minas Gerais (Fhoremg), Amibar, CNTur e Sebrae. Conceituadas empresas tornaram-se parceiras da atual edição: Suinco, DB Genética Suína, Coopatos, OnNet Telecom, Colégio Equipatos, Cachaça Onda Clara, Arroz Vasconcelos, Fratele Business Hotel, Vox 4 Comunicação e Marketing e Unipam.

* 1: Leia “Queijo Parmesão da COOPATOS: O 2.º Melhor do Brasil em 2019”.

* Fonte e fotos: Texto publicado com o título “Patenses elegem Tarteletes Bourbon o melhor tira-gosto de 2019” e subtítulo “Prato vencedor do Festival Só no Tira-Gosto pertence ao Bourbon Café. Na categoria atendimento, o estabelecimento Casa Grande Cervejas Especiais obteve o primeiro lugar” na edição de 16 de novembro de 2019 do jornal Folha Patense.

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