INAUGURADA A 4.ª VARA CÍVIL

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

A Comarca de Patos de Minas ganhou sua 4ª Vara Cível. A inauguração foi realizada na manhã da última quinta-feira (14), presidida pelo presidente do TJMG, Nelson Missias de Morais, com a presença do governador Romeu Zema, além do diretor do Foro de Patos de Minas, José Humberto da Silveira, e demais magistrados, representantes da OAB e lideranças políticas da região.

A instalação de mais uma Vara Cível em Patos de Minas é uma reivindicação antiga e contribuirá com a celeridade do serviço prestado pelo poder judiciário. Atualmente são cerca de 24 mil processos em andamento, originários dos municípios Patos de Minas, Lagoa Formosa, São Gonçalo do Abaeté e Varjão de Minas.

Diretor do Fórum Olympio Borges, o juiz José Humberto da Silveira destacou a importância dessa conquista para Patos de Minas. “Nós teremos uma redistribuição de processos, a carga de serviços será equitativa para os juízes e isso vai encurtar o tempo de duração dos processos. Quem ganha com isso é o jurisdicionado, que vai ter uma resposta mais rápida”, comentou.

A partir da instalação da nova vara cível, os processos e ações cíveis passam a ser distribuídos, equitativamente, entre as quatro varas cíveis da Comarca. Responsável pela criação da 4ª vara cível em Patos de Minas, o Desembargador Nelson Missias de Morais ainda anunciou a criação de um segundo cargo para a Vara dos Juizados Especiais, coordenada pela recém-nomeada juíza Solange Rolemberg, que também está com grande acúmulo de processos. “Estamos concretizando mais uma de nossas metas que é a celeridade processual. Além dessa instalação e transformação de varas, demos entrada do Programa Pontualidade para colaborar com aqueles pontos de estrangulamento de prestação jurisdicional, que tem um núcleo já atuando em Patos de Minas”, comentou.

A cerimônia contou com homenagem prestada pela Câmara Municipal de Patos de Minas ao desembargador André Luiz Amorim Siqueira. O homenageado, que tem raízes no município, foi o escolhido para receber o título de Cidadão Honorífico de Patos de Minas. Homenagens da diretoria do Fórum Olympio Borges também foram prestadas ao governador Romeu Zema e ao desembargador Nelson Missias de Morais.

O governador Romeu Zema falou sobre a importante parceria que o Executivo tem tido com o poder judiciário, através do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Zema ainda lembrou que a inauguração da 4ª vara cível, vai ao encontro da proposta do governo de Minas em oferecer mais agilidade e qualidade no atendimento público aos cidadãos.

* Fonte e foto: Texto de Rejane Gomes publicado com o título “Autoridades inauguram 4ª Vara Cível em Patos de Minas” na edição de 16 de novembro de 2019 do jornal Folha Patense.

Compartilhe