1.º HIPÓDROMO SE FIRMA COMO ENTRETENIMENTO

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Entre julho e agosto de 1906 foi fundado o 1.º hipódromo de Patos sem ainda o “de Minas”, iniciativa do Dr. Marcolino Ferreira de Barros e do Padre Manoel de Macedo. A edição de 15 de agosto daquele ano do jornal O Trabalho noticiou o fato, já tendo sido realizada duas corridas¹. Em 17 de março de 1907, o jornal anunciou os preparativos para a temporada daquele ano². Na edição de 14 de abril, a matéria sobre a primeira corrida do ano: Observa-se que o mesmo vae tomando incremento e despertando o gosto quer dos creadores, quer dos frequentadores ao Hypodromo³. Na edição de 28 de abril, a constatação de que o 1.º Hipódromo se firmava como entretenimento:

No domingo ultimo effectuou o Hypodromo Patense mais uma de suas bôas corridas.

A concurrencia foi bem regular, observando-se que já se vae, pouco a pouco, abandonando, ainda que vagarosamente, a pasmaceira habitual das cidades sertanejas pela introducção dos divertimentos publicos dos meios civilisados.

As bancadas occupadas exclusivamente pelas senhoras e petisada endiabrada de toilettes  domingueiras, frescas, singelas mas elegantes, de variegadas cores, a claridade de uma tarde limpida, amena e bella de Abril, ao relento, realmente proporcionava encantador bem estar.

Emfim, esteve bôa a festa. Realisarão-se quatro pareos. No primeiro coube a victoria ao animal Ferramenta que fazendo a sua estréa saiu-se muito bem, ganhando a corrida de ponta a ponta. No segundo o cavallo Despacho não encontrou competencia, ficando os seus contendores distanciados.

No terceiro, ao largo, Janota o favorito pulou na ponta com o forte e valente animal Jangada disputando ambos, palmo a palmo, a victoria, assim entrarão no vencedor, sendo dada por empatada a corrida pelos Snrs. Juizes de chegada.

Observamos nesta corrida que o animal Janota, que tem sido o melhor cavallo do Prado, fez pessima corrida, parecendo que começa a offuscar-se a sua estrella.

No 4.º pareo coube a victoria a Veloz que fez esplendida corrida, assim como não a fez menos Ouro-fino que perdeu por pescoço.

Ficamos com saudades da corrida de domingo e desejamos não se demore a realisar outra.

Na mesma edição do jornal, os dirigentes do Hypodromo Patense comunicaram:

Pretendendo a Directoria do Prado dar uma corrida a 8 de maio proximo, previne aos Snrs. Proprietarios que as inscripções terminarão as 6 horas da tarde do dia 6 e que se não se efetuarem estas, de accordo com o programma exposto na Secretaria, deixara a mesma de realisar-se.

* 1: Leia “1.º Hipódromo”.

* 2: Leia “Hypodromo Patense − 1907”.

* 3: Leia “1.º Hipódromo Desperta Interesse”.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Fonte: Jornal O Trabalho, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Dois primeiros parágrafos originais da matéria do jornal.

Compartilhe