INICIADA A CONSTRUÇÃO DA NOVA CADEIA

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Depois de rebeliões, diversos movimentos para conquista de melhores condições de vida por parte dos presos, campanha de fraternidade e assinatura de convênio entre Secretaria de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais e Prefeitura Municipal, finalmente foram iniciadas as obras de construção da nova cadeia pública de Patos de Minas. A autorização para que os trabalhos fossem iniciados no dia 26, quinta-feira passada, foi dada pelo Departamento de Obras Públicas do Estado no dia 18, e o prazo para a entrega do prédio totalmente acabado termina impreterivelmente no dia 18 de dezembro desse ano.

Na semana passada, autoridades municipais e federais visitaram o terreno que tem 5.800 metros quadrados. O prefeito Elmiro Nascimento acompanhou os visitantes e confessou que estava muito feliz com o início das obras. “É uma grande conquista para Patos de Minas e região, pois agora se pode pensar realmente na reintegração à sociedade da população carcerária da cidade”, disse ele. Já o deputado federal Antônio do Valle ressaltou que com o começo da construção está sendo eliminada uma das grandes injustiças cometidas em Patos. “Não estamos querendo premiar a quem erra, mas sim demonstrar nosso respeito pelo ser humano, uma vez que não se recupera ninguém dentro de condições como os nossos presos estão sendo tratados”, disse o nosso representante na Câmara dos Deputados. O deputado Antônio do Valle foi o responsável pela liberação da verba de R$ 470 mil pelo Ministério da Justiça, destinada à construção da nova cadeia, verba essa já colocada à disposição pelas autoridades estaduais.

A nova Cadeia Pública terá 540 metros quadrados de área construída, onde, além das celas, os presos contarão com salas destinadas às atividades de carpintaria e marcenaria, “para que eles possam ter melhoradas suas possibilidades de reintegração à sociedade”, declarou o deputado federal Antônio do Valle. O prédio em construção também trará benefícios para a cidade, uma vez que ele não só está localizado em área afastada da zona urbana, no Distrito Industrial 2, como também acarretará o encerramento das atividades da velha cadeia situada em área central de Patos.

Cerca de 60 pessoas estão trabalhando para que o cronograma do DEOP possa ser cumprido¹. O engenheiro José Borges foi contratado pelo departamento para supervisionar o andamento da construção que irá substituir a atual casa de detenção, situada na Praça Juquinha Caixeta, onde estão alojados 66 presos, sendo que 19 deles são albergados.

* 1: O prazo para a conclusão foi estabelecido “impreterivelmente” para 18 de dezembro de 1997. Como em se tratando de qualquer obra pública no Brasil, a nova Cadeia não foi concluída no prazo estabelecido, e só ficou pronta nove meses após. Leia “Inaugurada a Nova Cadeia Pública”.

* Fonte e foto: Texto publicado com o título “Cadeia começa a ser construída” e subtítulo “As obras já foram iniciadas e até o final do ano a nova prisão estará pronta” na edição n.º 38 de 07 de julho de 1997 do jornal O Tablóide, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe