ENFIM, O LINEU APRENDEU

Postado por e arquivado em CANTINHO LITERÁRIO DO EITEL.

Lá pelos meados da década de 1970, o Lineu era o tipo do garotão que o povo chama de filhinho de papai. E o pai, um médico excessivamente preocupado com seu trabalho, pouca atenção dava ao filho, que, nem aí pra vida, gostava mesmo era de curtir a noite com seus amigos motoqueiros, zanzando de bar em bar procurando mulheres necessitadas de carinhos. O sujeitinho era o tinhoso em pessoa, não respeitava ninguém e se tinha uma coisa que ele gostava demais da conta era desrespeitar sinal de trânsito.

Certa vez, o Lineu não atendeu à sinalização de pare na esquina da Rua Major Gote com sua colega Marechal Floriano, apenas diminuiu a marcha como quase sempre acontece. Mas ele não contava com uma viatura da polícia estacionada adiante com dois policiais muito atentos. E foi parado:

– O senhor não respeitou a sinalização da esquina e apenas diminuiu a velocidade. Habilitação e documento da moto.

– Mas seu guarda, pra que isso, só porque não parei?

– Lei é lei, e quando tem a placa de pare é para parar e observar o trânsito, e não observar o trânsito diminuindo a velocidade. Documento da moto e habilitação.

O mequetrefe, acostumado a mandar às favas as convenções, achou-se no direito de contestar a atitude do guarda:

– Ora, policial, é muito pequena a diferença entre parar e diminuir, tanto faz parar ou diminuir, é só ter atenção.

– Não, seu moço, a diferença é enorme. Vamos, já estou perdendo a paciência, habilitação e documento da moto.

– Explique aí, otoridade, que diferença enorme é essa.

E os dois guardas, com a otoridade daqueles idos tempos, explicaram direitinho, descendo o cacete no marmanjo. Um deles, então, perguntou:

– O bunitão quer que a gente pare ou diminua?

– Pare, pelamordedeus, pare, pare…

– Legal, colega, o rapagão entendeu, enfim, a diferença entre parar e diminuir. Agora, sem mais delongas, documento da moto e habilitação.

Hoje, empresário, o Lineu, sem confirmação oficial, é o maior respeitador de pare nos cruzamentos.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Montagem de Eitel Teixeira Dannemann sobre foto publicada em 02/02/2013 com o título “Avenida Paracatu na Década de 1920”.

 

Compartilhe