ETERNO PROBLEMA DO TRÂNSITO, O

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Patos de Minas de 2013 enfrenta um sério problema de trânsito. A geração mais nova imagina que o problema é recente por causa do progresso da cidade nas últimas décadas. Como exemplo de notícia sobre o assunto, o jornal eletrônico PatosHoje, em 03 de dezembro de 2012, publicou o seguinte:

A violência no trânsito de Patos de Minas é motivo de preocupação para as autoridades e usuários das vias públicas e ganhou intensidade nesse final de semana. A Polícia Militar registrou 30 acidentes no período. Além do prejuízo para os proprietários de veículos, o número de feridos causa um rombo no serviço de saúde. A maioria dos acidentes, no entanto, foi provocada pelos próprios condutores de veículos. Excesso de velocidade e desrespeito à sinalização são as principais causas.

Voltando no tempo, eis o que o Jornal dos Municípios publicou em 10 de agosto de 1969:

Um problema sério é o trânsito em nossa cidade. Menores ao volante. Loucos ao volante e engraçadinhos ao volante… Além das correrias pelas ruas e avenidas agora “inventaram” um jeito de fazer mais barulho pela noite adentro: o escapamento aberto. Uma coisa de louco! Afinal de contas, a população patense tem ou não tem o direito ao descanso noturno? Muitas reclamações têm chegado à nossa redação sobre os problemas do trânsito em nossa cidade. Velocidade desenfreada; desrespeito aos sinais de trânsito e inobservância dos pontos onde existem escolas públicas com centenas de crianças descuidadas e, o mais grave: motoristas não qualificados para dirigirem veículos. Com a palavra as nossas autoridades e, principalmente, o nosso prezado Te. Cel. Wilson Nunes dos Santos. Vamos acabar com essa irresponsabilidade em nossa cidade. A população precisa ser mais protegida. É um perigo andar em nossas vias públicas. Alguns motoristas fazem delas verdadeiras pistas de corridas. Vamos acabar com isso! Chega!

E o mesmo jornal, em sua edição de 18 de janeiro de 1970 informa:

Muitas reclamações contra os “louquinhos do volante” que fazem das ruas da cidade uma verdadeira pista de corrida. Muitos desastres são motivados pela imprudência de motoristas irresponsáveis que abusam. Patos de Minas está com um movimento de veículos bem grande, e, por isso, torna-se necessário maior vigilância por parte das autoridades policiais que devem coibir os abusos e punir os engraçadinhos ou irresponsáveis, antes que seja tarde demais e mais vidas sejam ceifadas.

O tempo passa, o tempo voa, e o problema do trânsito mostra-se insolúvel.

* Fontes: Arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam; PatosHoje.

* Fotos: Da esquerda, Opiniaododavi.wordpress; da direita, Noticiasdeitauna.com.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in