FOI-SE O GINÁSIO POLIVALENTE

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Em 17 de julho de 2018, o jornal virtual Patos Já publicou a matéria “Superintendência de ensino desmente boatos sobre o fechamento da Escola Polivalente¹”, de Gustavo Oliveira:

Nessa segunda-feira (16) a diretora da Superintendência Regional de Ensino, Elizabeth Maria Silva, rebateu as informações falsas que vem sendo compartilhadas na internet, a respeito do fechamento da Escola Elza Maria Franco (Polivalente) em Patos de Minas. Segundo ela, além dos já em andamento, serão ofertados novos cursos.
A diretora de ensino disse que foi surpreendida esta semana ao tomar conhecimento do compartilhamento de um texto em rede social e grupos de mensagens, alertando que a Escola Polivalente seria fechada por falta de recursos e de estudantes. Elizabeth Maria afirma que se trata de uma fake news (noticia falsa), e que a população não corre o risco de perder a instituição de ensino.
Ainda de acordo com a diretora, além da oferta dos cursos como os de administração e marketing, dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, estão previstas parcerias com o Sebrae, para a implantação de turmas para o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil − NEJ.  Elizabeth Maria lembrou também que entrou em contato com a superintendência de cursos técnicos para ver quantas turmas deverão ser abertas na Escola Elza Carneiro Franco, despreocupando a população.

Exatos 12 meses após essa declaração da diretora da Superintendência Regional de Ensino, em 26 de julho de 2019, o mesmo jornal Patos Já, na matéria “Escola Polivalente será fechada e outras três em Patos de Minas e região, também devem encerrar as atividades”, de Odair Cardoso, revela que a diretora estava redondamente equivocada:

Há algum tempo especulações envolvendo o possível encerramento das atividades de algumas escolas públicas em Patos de Minas vem sendo levantadas. Nessa quinta-feira (26) ao se despedir da Superintendência Regional de Ensino, a ex-diretora, Elizabeth Maria do Nascimento, confirmou o fechamento da Escola Polivalente e da possibilidade de extinção de outras três instituições de ensino no município e na região.
De acordo com a ex-diretora, a SRE fez à pedido do Governo de Minas Gerais os levantamentos para avaliar questões como a quantidade de alunos, distancia e transporte escolar, seguindo a orientação da Secretaria Estadual de Educação. Segundo Elizabeth Maria Nascimento, a notícia é triste diante da rica história, mas a Escola Estadual Professora Elza Carneiro Franco, Polivalente, será fechada em dezembro de 2019.
A educadora lamentou o término das atividades na instituição de ensino, lembrando que mesmo com a implantação de cursos técnicos profissionalizantes nos últimos quatro anos, não foi possível evitar o encerramento. Neste mês de julho três turmas de cursos técnicos se formam, ficando apenas uma turma para concluir no fim do ano.
A estrutura deverá ser repassada para a Polícia Militar, que implantará o Colégio Tiradentes no espaço físico cedido pelo Estado, abrigando também os alunos que estudam atualmente na sede do 15º Batalhão. Em contrapartida, o prédio da escola mantida pela PM na Rua Dona Luíza será destinado para ser a nova sede da Superintendência Regional de Ensino.

E assim, foi-se o Ginásio Polivalente, fato noticiado na matéria “E.E. Profª Elza Carneiro Franco encerra atividades e passa por reformas para receber alunos do Colégio Tiradentes”, de Rejane Gomes, publicada na edição de 21 de dezembro de 2019 do jornal Folha Patense:

Encerradas as atividades da Escola Estadual Professora Elza Carneiro Franco (Polivalente), a grande estrutura localizada no bairro Santo Antônio está sendo preparada para receber os alunos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Patos de Minas. O fechamento da escola fundada em 1971 já vinha sendo discutido nos últimos anos, devido à baixa demanda de alunos. No local, além do ensino regular, eram oferecidos cursos profissionalizantes, além de abrigar a sede do Centro de Apoio Pedagógico às pessoas com Deficiência Visual – CAP. Com pouca demanda, as atividades do Polivalente foram encerradas no final deste ano letivo, com apenas 89 alunos. As inúmeras salas, bibliotecas e áreas de convivência agora passarão a serem ocupadas pelos 850 alunos, das duas unidades do Colégio Tiradentes.
O Diretor Administrativo do CTPM, Major Ramon, informou que a transferência já vai acontecer para o próximo ano letivo, e que as mudanças de mobiliários e materiais já estão em processo. Ainda segundo o militar, as reformas têm objetivo de oferecer melhores condições estruturais para os novos estudantes.
Atualmente, o CTPM conta com 24 turmas do Ensino Fundamental e Médio, o que deve permanecer para o próximo ano. De acordo com Major Ramon, a proposta é ampliar futuramente, a oferta de vagas na escola militar com abertura de novas turmas.
Já o prédio onde funciona o CTPM atualmente, na Rua Dona Luíza, também já tem destinação definida. O local abrigará a Superintendência Regional de Ensino, seguindo a proposta do Governo Estadual de economizar gastos com aluguel pelas autarquias.

* 1: Leia “Inaugurado o Ginásio Polivalente”, “Fernando Antônio de Melo Comenta Sobre o Ginásio Polivalente” e “Crise em Duas Escolas: Polivalente em Decadência e Coronel Osório vai Encerrar Atividades”.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Patos Já (Gustavo Brito).

Compartilhe