ALGUNS DADOS DE 1916

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

A cidade de Patos, de um decênio a esta parte remodelou-se quase completamente, alevantando-se da sua apatia de outrora, ostentando-se atualmente confortável, higiênica, abastecida de excelente água potável, e iluminada a eletricidade. Além dos melhoramentos já referidos, são muito apreciáveis outros que estão a atestar o progresso do povo de Patos.

Em 1905 apareceu “O Trabalho”, 1.º jornal que se publicou no Município, fundado pelo ilustre e saudoso Dr. Antônio Nogueira de Almeida Coelho, então promotor de justiça da Comarca, durando quatro anos. Depois surgiu “O Commercio” que suspendeu sua publicação depois de alguns anos de bons serviços prestados à causa pública. Atualmente existe o “Cidade de Patos” da qual é redator-proprietário o ilustre Dr. Marcolino de Barros.

Construíram-se o Matadouro Municipal e um vasto cemitério com regulamento bem elaborado, e, afastado do centro da cidade. Foi adquirido pela Câmara um ótimo terreno, onde foi instalado o “Aprendizado Agrícola de Patos” pelo ilustre Dr. Jacques Dias Maciel, com todos acessórios exigidos pelos modernos processos agrícolas, estando atualmente sob a competente direção do Sr. Manoel Miguel Rodrigues. Foi instalada uma linha telefônica ligando esta cidade ao Arraial da Lagoa Formosa, que a Câmara encampou; o adiantado criador Dr. Itagyba Augusto da Silva também ligou a casa de sua residência nesta cidade à sua importante fazenda com telefone particular.

O Atual Chefe Executivo Municipal entrou em acordo com o Bispo da Diocese e adquiriu os patrimônios territoriais dos Distritos desta cidade, Lagoa Formosa, Santana de Patos e Santa Rita e promoveu o fechamento do primeiro. Construiu-se uma grande ponte sobre o Rio Paranaíba, na estrada que desta cidade vai ao Distrito de Santana de Patos e Município de Patrocínio. Foi construída uma linha de automóveis desta cidade à futura Estação de Lavrinhas na Estrada de Ferro Goyaz e montada uma fábrica de banha de porco de excelente qualidade, ambas de propriedade do Sr. Major Sesostres Dias Maciel.

Anexo à bem montada “Farmácia Maciel” foi instalado um laboratório de análises clínicas e microscópicas sob a direção do Dr. Adélio Dias Maciel e do proprietário daquela farmácia, Agenor Dias Maciel. Há um bom cinema permanente com sessões às quintas e domingos, propriedade do Coronel Arthur Thomaz de Magalhães. Foi fundado por um grupo de jovens o “Patos-Foot-Ball-Club”. Por iniciativa do ilustre ex-juiz de direito desta Comarca Dr. José Gomes Pinheiro foi adquirida uma linda imagem de Cristo crucificado recentemente colocada no salão nobre do Júri, a cuja brilhante festa muito se deve à boa vontade do íntegro e ilustrado juiz de direito Dr. Antônio Carlos Soares de Albergaria. Existe uma boa papelaria, livraria e oficinas tipográficas pertencente ao Sr. Alfredo Borges.

Fecham com chave de ouro essa enorme série de melhoramentos os dois de maior monta onde fora despendida maior soma de trabalho e energia e não pequeno capital – água e luz. O primeiro foi iniciado e levado a termo pelo ilustre Presidente da Câmara Dr. Marcolino de Barros que rompendo mil empecilhos, atendendo às dificuldades do transporte do grande material, conduzido em cerca de 200 carros de bois da última estação férrea, conseguiu terminá-lo em menos de um ano do início dos trabalhos, entregando ao uso do povo em 16 de agosto de 1915, a excelente água potável, data essa que a população recebeu no mais íntimo entusiasmo. O segundo, o da luz, é a epopéia brilhante de um punhado de homens dotados de força de vontade, energia e atividade “yanchees”.

* Fonte: Município de Patos, de Roberto Capri, editado em 1916.

* Foto: Capa do livro Municipio de Patos.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in