VISITA DE HÉLIO MARINCEK, O “PILOTO MENINO”, A

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Hélio Marincek nasceu em 23 de outubro de 1923, na cidade de Igarapava, São Paulo, filho de Antônio Marincek e Antonieta Mugnatto. Em 1932, com nove anos, se mudou para Ribeirão Preto com os pais. Após ter aulas com o instrutor de voo Juvenal Paixão, que levou a primeira escola de aviação para Ribeirão Preto, Antônio comprou, em 1937, um teco-teco Taylorcraft. Para Hélio conseguir pilotar, Antônio adaptou a nave para que ele pudesse alcançar os pedais e enxergar. O primeiro voo de Hélio sozinho foi em Uberlândia, com 14 anos, para onde a família havia se mudado e Antônio fundado a Escola de Aviação Marincek. Em 1939, com 16 anos, fez um voo até o Rio de Janeiro. O feito foi amplamente reportado pelos jornais dos Diários Associados (Assis Chateaubriand), e ele se tornou celebridade, inclusive recebido pelas mais altas autoridades civis e militares, e pelo então Presidente da República Getúlio Vargas. Hélio fez brilhante carreira na FAB, passou para a reserva em 1969, após uma carreira ímpar de realizações e de muito idealismo, falecendo em abril de 2010.

Em 1941, aos 18 anos de idade, esse jovem piloto falado em todo o Brasil voou até Patos sem ainda o “de Minas”. O jornal Folha de Patos publicou uma nota mixuruca a respeito, dando a entender que não tinha muito conhecimento a respeito do rapaz, tanto que o considerou como “filho de Getúlio Vargas” e ainda denominou o “pequeno notável” de sr. Marincek.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Fontes: Paraserpiloto.com e revide.com.br.

* Foto 1: Paraserpiloto.com.

* Foto 2: Publicada com o título “Chegada do aviador Marincek” na edição de 03 de agosto de 1941 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho.

Compartilhe