TETRA OLHO DE FOGO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, PEIXES.

O Tetra Olho de Fogo (Moenkhausia sanctaefilomenae) é encontrado nas bacias do São Francisco, Paraná, Paraguai e Uruguai, principalmente entre o alto do Paraná e Paraguai, e também nas bacias Amazônica e das Guianas, principalmente em rios de águas claras que alimentam o pantanal em meio a densa vegetação aquática. Devido à grande variedade de condições da água entre as estações chuvosa e seca em suas águas naturais, é uma espécie altamente adaptável a inúmeros tipos de águas e alimentos. Tamanho Adulto, 7 cm; expectativa de Vida, 5 anos; temperamento, pacífico

Indicado para aquaristas iniciantes devido sua rusticidade, preferem aquário com bastante plantas formando zonas sombrias. Mostram-se mais coloridos e ativos quando mantidos em aquário densamente plantado. Pode-se adicionar raízes e folhas secas (opcional) como decoração. É uma espécie gregária que forma hierarquia livre, com machos rivais disputando continuamente entre eles a atenção das fêmeas e posição hierárquica dentro do cardume. São bem ativos e ariscos. Possui fama de mordiscar as nadadeiras de peixes lentos ou de longas nadadeiras. Este comportamento fica mais evidente quando mantidos em número insuficiente ou quando o espaço é limitado. Aquário Mínimo, 80 cm X 30 cm X 40 cm (96 L); temperatura, 22°C a 28°C; pH, 6.0 a 8.0; dureza, indiferente.

Ovíparo, o macho conduzirá a fêmea a liberar os ovos que serão fecundados e sua maioria irá para o fundo. Eclodem em até dois dias e larvas estarão nadando livremente em até 48 h. Os pais não exibem cuidado parental. O dimorfismo sexual é evidente em espécimes adultos, o macho apresenta corpo de forma retilínea e coloração mais intensa, enquanto fêmea possui corpo mais roliço (principalmente na região ventral) e cores mais pálidas. Onívoro, alimenta-se de minhocas, insetos, crustáceos e matéria vegetal. Em cativeiro aceitará prontamente alimentos secos e vivos.

* Fonte e foto: Texto de Edson Rechi em aquarismopaulista.com.

Compartilhe