MANÊS

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, GATOS, RAÇAS.

O Manês, também conhecido como Manx, é um gato sem cauda e sua origem é misteriosa. Natural da Ilha de Man, no Reino Unido, como a raça surgiu é uma pergunta que intriga pesquisadores. É difícil entender como a ausência de cauda pode contribuir na evolução da espécie. Os estudos mais recentes indicam que, provavelmente, os humanos que achavam a ausência de cauda charmosa cruzaram gatos até chegar ao Manês. Com o tempo, a raça virou maioria e muito comum nos lares da ilha. Hoje, é possível encontrá-lo por todo o mundo. Viajantes que se encantaram pelo bichano acabaram levando-o para outros países, inclusive o Brasil. Apesar de muitos acharem esta característica curiosa e um tanto charmosa, especialistas indicam que isso pode afetar-lhe a saúde. Como a cauda é uma extensão da coluna vertebral, ele possui menos vértebras que os outros bichanos.

É alegre, divertido, dócil, brincalhão, inteligente e carinhoso. É possível encontrá-lo em diversas cores como cinza, malhado ou branco. As patas traseiras mais longas do que as dianteiras. Peito largo e costas mais curtas. Quanto ao tamanho, é médio e corpulento. A expectativa de vida é de 10 a 15 anos. Apesar de muitos possuírem problemas de locomoção (parece o andar de um coelho), adora brincar e correr pela casa. Adora água, por isso recomenda-se disponibilizar diversos potes de água.

O pelo não precisa ser escovado com frequência, basta escová-lo esporadicamente para mantê-lo brilhante. Tem tendência a sofrer irritações oculares, por isso recomenda-se a limpeza frequente dos olhos com gaze umedecida em água filtrada. O cuidado com as unhas é importante. É aconselhável um afiador, deixando assim o próprio animal responsável por mantê-las no tamanho certo, ou então cortá-las regularmente. É necessário ter uma boa fonte de nutrientes. São indicadas rações reforçadas, que possuem fórmulas mais ricas em vitaminas essenciais.

Em geral, não adoece facilmente. No entanto, como qualquer outro animal de companhia, é necessário levá-lo ao Médico Veterinário regularmente para fazer exames. Também leve-o ao notar qualquer mudança no estado físico ou emocional.

* Fontes: Meusanimais.com. e brpetz.com.br.

* Foto: Meusanimais.com.br.

Compartilhe