GATO TEM MESMO MEDO DE ÁGUA?

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, COMPORTAMENTO, GATOS.

Ainda que o gato frequentemente relute em se molhar, ele pode se acostumar a tomar banho. O cão não teme a água, embora se esconda toda vez que nos vê com suas coisas de banho para colocá-lo na banheira. No entanto, quando ele está na praia ou na piscina não hesita em pular n’água. Não é o mesmo com o gato, que foge até de uma gota d’água. Seu sistema respiratório é muito delicado, e fugir da água é uma maneira de proteger-se de afogamentos, gripes ou resfriados e outras doenças respiratórias. É um animal muito inteligente e seu corpo age defendendo-se do que pensa que possa prejudicá-lo.

Sua obsessão maior é limpar-se. A língua tem queratina e age como um pincel. Isso permite que sua aparência seja sempre impecável. Já imaginou todo o esforço que isso implica? Para que banhar-se então naquele líquido que odeia? Não faz sentido! É como se você fosse à praia no mesmo dia em que foi ao cabeleireiro. Além disso, ele evita se molhar para manter o odor corporal, o que lhe permite se relacionar com as pessoas, seus pares e seu meio ambiente. Atrás das orelhas há mais glândulas ativas, e é por isso que ele esfrega a cabeça em tudo. Essas glândulas permitem que ele conheça seu ambiente e as pessoas ao seu redor.

Outra razão pela qual o gato aparenta ter medo de água é porque ele não a carrega em seus genes. Se voltarmos no tempo, o gato vem de regiões desérticas, onde a água é rara ou está ausente. Pouco a pouco, com a evolução dos felinos e sua expansão em diferentes partes do mundo, eles conheceram e se adaptaram à água. Vai daí que existem gatos que amam este líquido, mas muitos outros parecem odiar. Pode-se concluir que o gato não teme realmente a água, mas evita-a.

Embora tenda a se limpar, existem áreas de seu corpo que ele não alcança, portanto, seu odor pode não exalar com a autolimpeza que fazem. É por isso que deve ser banhado, não com tanta frequência quanto um cão. Para acostumar um gato à água e ao banho e não fazer disso um trauma para ele, acostume-o desde filhote. A melhor coisa para um gato se acostumar com a água é ensiná-lo quando ainda é pequeno. Não estamos dizendo para enfiá-lo na água de uma só vez, mas brincar com a água, acariciá-lo com as mãos molhadas e coisas assim, de modo que o animal se acostume a este líquido em sua vida desde o primeiro momento.

Não queira que ele enfrente seus medos. Há uma psicologia que afirma que enfrentar os medos é a única maneira de superá-los. Bem, neste caso não funciona. Os gatos não temem a água, mas sim as consequências que ela traz, portanto, não se trata de jogar o bichano na água quando ele não quer, pois isso só irá aumentar seus medos. Sabemos que nem tudo que brilha é ouro, e que os mitos que cercam os gatos e a água não são mais do que isso. Finalmente, deixe seu gato se acostumar com a água e não o force, assim, talvez um dia, você se surpreenda ao dar um banho nele.

* Fonte: Meusanimais.com.br.

* Foto: Cheezburger.com.

Compartilhe