PREFERÊNCIA DO ELEITOR PATENSE EM 1981

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

A idéia foi lançada há exatamente um ano, através do Editorial “Falemos de Política” (Nº 12 de 32/10/80).

Escolhidos Vinte representantes de cada classe entre as de menor número e Quarenta entre as mais numerosas, evitando ouvir as pessoas que estiveram ou que estejam diretamente ligadas à nossa política, partimos imediatamente para a ação e já no Nº 16, publicamos os primeiros resultados.

Foram doze meses de um trabalho sério e honesto, paciencioso e persistente e devemos aqui registrar, nossos agradecimentos ao nosso funcionário José Maria Ferreira, que foi perito nestas virtudes.

Muitas pessoas procuradas, por motivos vários deixaram de responder, mas devemos ressaltar com alegria, que não houve um caso sequer de grosseria ou de desrespeito, o que prova o quanto nosso povo tem evoluído.

Mil eleitores responderam à pergunta: “Quem você indicaria para Vereador, Prefeito, Deputado Estadual e Deputado Federal?” e a elas agradecemos. Seus nomes foram mencionados ao longo da “Pesquisa” e as mil fichas, devidamente preenchidas, se encontram em nossos arquivos, à disposição, para esclarecimentos de quaisquer dúvidas possíveis.

A “Pesquisa” mostrou um aspecto importantíssimo e insofismável no campo da política: NOSSO POVO NÃO QUER MAIS SABER DE CANDIDATOS A DEPUTADO ESTADUAL E FEDERAL QUE NÃO SEJAM DE NOSSA REGIÃO.

Publicamos hoje, um placar mais amplo, como resumo da “PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA” e A DEBULHA, espera com este trabalho, trazer alguma colaboração aos nossos líderes políticos.

NOTA: Nas eleições de 15 de novembro de 1982 seriam renovadas todas as câmaras de vereadores, as assembleias legislativas estaduais, a Câmara dos Deputados, um terço do Senado e seriam eleitos os prefeitos municipais em todo o interior do país, à exceção das chamadas “áreas de segurança”. Além disso, pela primeira vez desde 1965, seriam sufragados pelo voto popular os governadores estaduais. Tudo isso tinha repercussão direta na disputa eleitoral que escolheria em 1984 o novo presidente da República.

* Fonte e foto: Texto publicado com o título “Está concluída a Pesquisa de Opinião Pública” no n.º 35 de 31 de outubro de 1981 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.

Compartilhe