ROBERTO FERREIRA DE NOVAIS ATÉ 1981

Postado por e arquivado em PESSOAS.

Filho do Dr. Moacyr Vianna de Novaes e Rosa Ferreira Novaes, nascido em Patos de Minas aos 12 de julho de 1941, casado com Magda Vieira Novais e pai de Manuela e Fernando, com 10 e sete anos de idade respectivamente.

Concluiu o 1.º grau na Escola Normal Oficial de Patos de Minas em 1958 e transferiu-se para a cidade de Viçosa, para fazer o 2.º grau, sendo aprovado em primeiro lugar no concurso de seleção para o curso Agro-técnico. Em 1962, aprovado também em primeiro lugar no vestibular de Agronomia, ingressa na Universidade Federal de Viçosa, graduando-se Engenheiro Agrônomo no ano de 1965. No período de agosto/68 a maio/70 fez o Mestrado (M.S.) na mesma Universidade, recebendo o Conceito Máximo em todas as disciplinas. Naquela oportunidade, apresenta a Tese “Comportamento de dois milhos híbridos (Zea mays L.) ‘Ag 206’ e ‘H6999’ em três populações de plantas e três níveis de nitrogênio”.

Professor desde os tempos de estudante, em março de 1970, foi contratado a convite, pela Universidade Federal de Viçosa, como professor Titular, com dedicação exclusiva, sendo posteriormente, em 1977, admitido por concurso. No curso de graduação da UFV, lecionou e leciona as disciplinas de Química e Fertilidade do Solo I, Química e Fertilidade do Solo II e Solos II.

Credenciado no Conselho Federal de Educação para a disciplina Fertilidade de Solo, nos cursos de Pós-Graduação e em Fitotecnia, Solos e Nutrição de Plantas e Microbiologia Agrícola, leciona nos referidos cursos a disciplina de Fertilidade do Solo e Avaliação da Fertilidade do Solo.

Em janeiro de 1974, transferiu-se para os Estados Unidos da América do Norte, concluindo o Doutorado (Ph.D) na North Carolina State University, em junho de 1977. Sua tese, apresentada em Raleigh, Carolina do Norte-USA, foi “Phosphurus Sypplyng capacty of previously heavily fertilized soils”.

Durante o curso, recebeu as seguintes distinções: Membro da Sociedade de Honra “Phi-Kappa-Phi”, a maior honra acadêmica da Universidade de Carolina do Norte-North  Carolina State-University-Raleigh-N.C.-1976; Membro da Sociedade de Honra “Gamma Sigma Delta” − reconhecimento pela performance acadêmica e serviço à Agricultura – North Carolina State University-Raleigh-N.C.-USA-1976; Membro da Sociedade “Sigma Xi” − “The Cientific Research Society of America”-North Caroline State University-Raleigh-N.C.-USA-1976.

Antes de sua entrada na UFV, atuou como pesquisador em Fertilidade de Solo da Secretaria da Agricultura, em Belo Horizonte, no período de abril/66 a abril/68 e como estudante Pós-graduado em Fitotecnia (Fertilidade do Solo), como bolsista CNPq, em Viçosa, de agosto/68 a março/70.

Tem os cursos de Especialização e Aperfeiçoamento em Físico-Química I, Físico-Química II e Métodos Analíticos em Biologia, pela Universidade Federal de Viçosa, como estudante especial.

Participou dos seguintes cursos de extensão: Curso de atualização em Solos e Adubos para Supervisores Locais-UFV-70/72/73; Semana do Fazendeiro-UFV; I Curso de Cotonicultura (BDMG, IPEACO, ACAR)-IPEACO-Sete Lagoas; Curso de Treinamento de Professores de Agropecuária (acordo UFV/MEC/FGV); I Curso Internacional de Cafeicultura (acordo UFV/JUNAC)-UFV; II Curso Internacional de Cafeicultura (acordo UFV/JUNAC)-UFV; III Curso Internacional de Cafeicultura (acordo UFV/JUNAC)-UFV; I Curso para Agrônomos do Banco do Brasil-UFV; II Curso para Agrônomos do Banco do Brasil-UFV; I Curso para Veterinários do Banco do Brasil-UFV e IV Curso Internacional de Cafeicultores (acordo UFV/JUNAC)-UFV.

Fez o estágio “Workshop in Communication” em Lansing, Michigan, USA.

Publicou os seguintes trabalhos: Apostilas – 19; Folhetos – 7; Artigos em Anais de Reuniões – 6. Proferiu uma conferência e participou de 7 Congressos, Seminários, Simpósios e outras reuniões Técnicas e Científicas.

Exerceu a Chefia do Departamento de Solos da UFV.

Assessorias e Consultorias Técnicas e Científicas exercidas: Assessoria para produção de mudas de essências florestais (Vale do Jequitinhonha) – 1977; Assessoria na definição de linhas de pesquisa para nutrição da seringueira – Manaus – 1978; Consultor Científico da Revista Brasileira de Ciência e Solo – Campinas (SP) – desde 1977; Assessor Científico da Revista de Pesquisa Agropecuária Brasileira – Brasília – 1980/81; Membro da Comissão Editorial da Revista Árvore – Viçosa; Assessor Científico da Revista Ceres e Experientiae – Viçosa; Parecer Científico-Avaliação de Projetos – Brasília – 1980.

É membro das comissões de Pesquisa e Ensino do Departamento de Solos da UFV, e das seguintes entidades de Classe, Associações e Sociedades: American Society of Agronomy – USA; Soil Science Societu ou Agronomy – USA; Sociedade Brasileira de Ciência do Solo – Campinas (SP); Sociedade Mineira de Engenheiros Agrônomos – Belo Horizonte; Associação dos Professores da Universidade Federal de Viçosa e do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

* Fonte e foto: Texto publicado na coluna Conterrâneo Ausente com o título “Prof. Dr. Roberto Ferreira de Novais” do n.º 35 de 31 de outubro de 1981 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.

Compartilhe