DEZ MANDAMENTOS DA ESPOSA, OS

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Em um dos magazines, honrados com a collaboração de Carmen Sylvia¹, a triste e infeliz rainha da Romania, encontramos os Dez Mandamentos da Esposa, em que a illustre escriptora condemnou os deveres conjugaes. São interessantes. Transcrevemol-os a seguir:

1 – Não originaràs a primeira disputa, mas se fôr inevitavel, luta com valor. Sahir victoriosa da desavença domestica póde equivaler a elevar-te na opinião de teu marido no futuro.

2 – Não ouvidarás que te casaste com um homem e não com um Deus. Portanto, que não te surprehendam as suas fragilidades.

3 – Não falles sempre de Dinheiro a teu marido. Procura arranjar-te o melhor possível com o que elle te dê.

4 – Se crês que teu marido carece de coração, lembra-te de que tem um estomago. Appellando persistentemente para o seu estomago, com manjares bem condimentados, ser-te-à, por fim, mais facil tocar-lhe no coração.

5 – Uma vez, de quando em quando, mas não muito a miudo, deixar-lhe-ás a ultima palavra. Isto lisonjeal-o-á e não te fará mal algum.

6 –Não seràs descortez, ainda que questiones com teu esposo. Não te esqueças de que em algumas occasiões o julgaste pouco menos que um semi-deus.

8 – De quando em quando permittirás que teu marido veja que sabe mais alguma cousa do que tú, reconhecendo que não és completamente infallivel.

9 – Se teu esposo é intelligente serás sua amiga; se não o é, serás ao mesmo tempo amiga e conselheira.

10 – Estimarás os parentes de teu marido, e especialmente sua mãe.  Tem presente que elle a amava muito tempo antes de te amar a ti.

* 1: Isabel Paulina Otília Luísa de Wied (Neuwied, 29/12/1843 – Bucareste, 02/03/1916) foi a rainha consorte do rei Carlos I da Romênia. Era também bastante conhecida por seu nome literário, Carmen Sylvia. Com esse pseudônimo, ela escreveu em alemão, romeno, francês e inglês. Criou poemas, romances, peças teatrais, ensaios, contos e uma coleção de aforismos.

* Fonte: Texto publicado sem título na edição de 02 de abril de 1911 do jornal O Commercio, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Três primeiros mandamentos do texto original.

Compartilhe