CHARTREUX

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, GATOS, RAÇAS.

A presença do Chartreux já era documentada desde o século XVI e era reconhecido pela textura e cor do incomparável pelo aveludado. No entanto, na década de 1920, o número de exemplares diminuiu significativamente, mas felizmente a raça sobreviveu graças aos esforços de duas freiras atraídas pelos gatos cinza-azulados que vagueavam pelos terrenos do hospital em Belle-Ile-sur-Mer. Foi depois finalmente considerado animal de companhia, reivindicando seu lugar na sociedade como verdadeiro tesouro¹.

O Chartreux costuma ser confundido com o Inglês de Pelo Curto ou mesmo com o Azul da Rússia, mas na verdade eles têm características morfológicas bem diferentes, entre outras peculiaridades. A cabeça é grande e arredondada, mas não esférica, assemelhando-se a um trapézio invertido; espaço plano entre as orelhas; maxilares fortes e bochechas cheias, tendo os machos adultos maxilares mais fortes; nariz em linha reta, de tamanho e largura médios, com um ligeiro stop ao nível dos olhos; focinho pequeno comparativamente à cabeça, estreito e afilado com ligeiras almofadas que lhe dão uma expressão sorridente; pescoço curto e forte; orelhas de tamanho médio na altura e na largura, bem implantadas no alto da cabeça e de postura ereta; olhos expressivos, arredondados e abertos, de cor que vai do cobre ao ouro; corpo e cauda de estrutura robusta, ombros largos e peito profundo; estrutura óssea forte, massa muscular sólida e densa; cauda de comprimento moderado, grossa na base, afilando até à ponta oval; nos jovens com idade inferior a dois anos, são permitidas listas fantasmas e riscas na cauda; manto de pelo médio-curto e lanudo na textura, com uma cor uniforme desde a raiz, sendo que o subpelo é maior e protetor; pelo azul, variando desde o azul-acinzentado claro ao azul-acinzentado escuro; normalmente, os machos têm mantos mais espessos; às fêmeas e aos machos com idade inferior a dois anos é permitido um pelo mais sedoso e fino.

O Chartreux pode ser considerado um “gato-cão”. Por ser independente como um gato e sociável como um cão, sua personalidade é peculiar. De enorme sensibilidade, demonstra e desfruta junto ao seu dono a felicidade de ser um bom companheiro em qualquer situação. Quem o escolhe como amigo dificilmente se arrepende. É calmo, dócil, amável e também brincalhão. Não dispensa caçadas atrás de seus brinquedos, principalmente quando interagem com seu dono. Apesar de sua tranquilidade, é muito inteligente e totalmente capaz de realizar comandos iguais aos dos cães. Entre todas as raças de gatos é a mais silenciosa e, quando raramente miam, o som é suave e agradável, além de conquistar qualquer pessoa com seu extraordinário ronrono.

Uma de suas características mais notáveis é a socialização com outros animais: raramente mostra as unhas, prefere se afastar do local a começar uma briga. Logo, também é uma raça recomendada para crianças e idosos. Apesar de ser tolerante, é aconselhável disponibilizá-lo um local tranquilo e sem muitos ruídos, pois ele pode se tornar medroso. Pensando em sua qualidade de vida e bem-estar, também é importante proporcionar-lhe um enriquecimento ambiental: oferecer brinquedos e criar atividades para entretê-lo. Como é um gato de pelo curto e grosso, o ideal é escová-lo pelo menos uma vez por semana para retirar os pelos mortos, evitando assim a formação de bolas de pelo no estômago, além de contribuir para a uniformização da cor do manto.
As orelhas requerem atenção especial, pois esta raça tem uma segregação auricular maior do que grande parte dos gatos. Aconselhamos que as orelhas sejam limpas uma vez por semana, primeiro com um lenço de papel e depois com uma haste com ponta de algodão.

A indicação da ração mais adequada varia de acordo com as fases de sua vida. Como ele tem um desenvolvimento diferente dos outros gatos e só atinge a maturidade perto dos quatro anos de idade, deve-se administrar a ração de acordo com a recomendação veterinária. E como também ele tem tendência à gengivite, deve-se levá-lo ao veterinário para fazer check-ups regulares e limpeza periódica dos dentes. Em alguns exemplares da raça os dentes incisivos de leite não caem e, por isso, logo que os definitivos nascem é necessário arrancá-los. Lembrando que devemos recompensá-lo quando o presenciamos fazendo suas necessidades na caixa higiênica.

* 1: Se você quiser se inteirar das origens dessa raça vá ao criador Vila de Pet Chartreux: http://chartreux.com.br/sobre-a-raca-chartreux/#historia

* Fonte: Chartreux.com (Vila de Pet Chartreux).

* Foto: Mascotarios.org.

Compartilhe