ANTÔNIO PEREIRA DUARTE − PROCURADOR GERAL DE JUSTIÇA MILITAR

Postado por e arquivado em PESSOAS.

A cidade de Patos de Minas não é só um celeiro de produção de grãos, notadamente por ser considerada a Capital Nacional do Milho, sobretudo, tem-se, por aqui, o nascimento de vultos da política, da tecnologia agrícola, da ciência médica, da literatura e da ciência social e por aí adiante.

Não há de se olvidar, sem menoscabar outros ramos, Patos de Minas como geradora de pessoas que se tornam ilustres juristas e técnicos na carreira jurídica. Por assim se apresentar, os holofotes da projeção calcada na intelectualidade e competência do jovem Antônio Pereira Duarte, merecem o brilho e rebrilho de seus propósitos ao indicarem, através de seus focos, a projeção de um talento deste nível para os patenses, como também para os brasileiros.

O Dr. Antônio Pereira Duarte – Subprocurador Geral de Justiça Militar – patense, por nascimento, no último de 25-3-2020, foi eleito pelos seus pares, para o nobre e elevado cargo de PROCURADOR GERAL DA JUSTIÇA MILITAR, com quase 80% (77,14%) dos votos dos Membros do Colégio Eleitoral do MPM, órgão a que pertence há mais de duas décadas.

Nomeado já foi para assunção desse aquilatado mister pelo atual Procurador Geral da República, Dr. Augusto Arras, no último dia 27 de março deste ano, com posse designada para o dia 13-04-2020, para o biênio 2020- 2022.

Certamente o patense Antônio Pereira Duarte fará uma administração impecável, a exemplo do que aconteceu quando esteve à frente, na condição de Conselheiro, do Conselho Nacional do Ministério Público, cargo que ocupara por dois mandatos de larga e profícua produção, como também Presidente da Associação Nacional do Ministério Púbico Militar – ANMPM, atuação que lhe rendeu assaz vivência de gestão junto à entidade de classe.

O Subprocurador Geral da Justiça Militar, agora Procurador Geral da Justiça Militar, nasceu em Patos de Minas, no Bairro Vila Garcia, descendente da Família Vieira Pião é sobrinho paterno do advogado Miguel Bento Vieira; aos 11 anos de idade, depois de dar seus primeiros passos laborais, no Mercado Municipal desta cidade – como entregador de mercadorias – no “Mercadinho do Wilson”, levado foi à sua formação cultural e profissional, e concluiu o curso de direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro RJ-1995, e, após alguns anos na advocacia, ingressou no Ministério Publico Militar – Promotor, posteriormente foi guindado a Procurador de Justiça Militar, por mérito, e por igual adjetivo, a Subprocurador Geral de Justiça Militar.

Professor, palestrante, conferencista, escritor e poeta, Antônio Pereira Duarte dignifica Patos de Minas e Região, quiçá o Brasil, por ter sido o autor da Primeira obra de “Direito Administrativo Militar”, publicada pela Editora Forense em 1995 – (literatura referenciada por iluminados juristas do ramo, dentre eles, Jorge Cesar de Assis, como também suporte doutrinário de diversas decisões judiciais).

Assim é Patos de Minas , cidade de grandes talentos e personalidades que devem ser homenageados e destacados dentre os seus, como fomento e direcionamento dos valores aqui existentes, tornando-a e evidenciando-a como Produtora de Personalidades que contribuem para o desenvolvimento cultural e profissional do nosso povo e a elevando ao gáudio de seus filhos.

* Fonte e foto: Texto publicado com o título “Patos de Minas, produtora de grandes personalidades do cenário Nacional” e subtítulo “O patense Antônio Pereira Duarte, eleito Procurador Geral de Justiça Militar – PGMPM Biênio 2020-2022” na edição de 04 de abril de 2020 do jornal Folha Patense.

Compartilhe