VISITA DO CEL. EUGÊNIO TIBAU, DO “MOINHOS MINAS GERAIS”

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: JORNAL FOLHA DE PATOS (1941)

No Bar Tupan, embora de intenso movimento, numa roda animada, onde se encontravam várias pessoas de destaque social, a “Folha de Patos” foi procurar o Cel. Eugênio Tibau, grande comerciante, em Belo Horizonte, em visita de negócios à nossa terra.

A reportagem queria saber mais quais eram os planos do dinâmico tesoureiro da “Moinhos Minas Gerais¹” em relação ao futuro da empresa, de que é hoje, o maior acionista e o principal animador. O Cel. Osório Maciel queria monopolizar o seu distinto hóspede, e foi com dificuldade que o reporter conseguiu afastá-lo da roda onde se discutiam animadamente os problemas econômicos do Município, pondo-os em frente aos interesses mineiros e nacionais.

O Cel. Tibau foi gentilìssimo, e logo se pôs a nossa disposição, informando-nos de suas atividades como negociante, ao lado de seus empreendimentos de natureza social, para os quais olha com verdadeiro carinho.

A’ nossa primeira pergunta sobre quais seriam os imediatos objetivos da Cia. do Trigo, agora sob nova direção e obedecendo a nova orientação, S. S., respondeu com vivacidade e com um sadio entusiasmo, nos quais deixou transparecer a sua têmpera de lutador que não se deixa vencer por pequenos obstáculos, que seriam incentivadas tôdas as atividades da Cia., principalmente a lavoura de trigo. − Quero frizar − disse-nos o notável homem de negócios − que não me movem intuitos de lucro imediato, quanto à lavoura do trigo. Viso, acima de tudo, o interesse do paìs que tem necessidade de produzir o seu próprio pão. Na altura a que cheguei da vida, tenho outras ambições que não as de ordem financeira, qual a de fazer ou deixar algo que seja útil à sociedade em que vivo.

A Cia. não sofrerá, penso eu, pelo seu lado financeiro, pois que as atividades compensarão os possiveis prejuizos que lhe possa ocasionar a nascente lavoura do cereal rei.

Acho mesmo que bem dirigido nem mesmo esta lavoura virá dar prejuizo, dado o magnifico indice de produção verificado pelo Dr. Moacir Viana.

Nas propriedades da Cia. situadas na fazenda da Gameleira imprimiremos nova orientação, partindo do princípio de que todos os seus empregados devam considerar-se amigos e partes integrantes de uma grande obra.

Só assim, nos dias que correm, podem florescer as grandes empresas.

A nossa conversa já se prolongava, e a roda primitiva reclamava a presença do ilustre hospede de Patos. O Prefeito Fonseca Sobrinho emprestava o prestígio de sua presença à reunião do Bar Tupan.

A reportagem saiu agradecida e transmite aos leitores do nosso modesto jornal as lições de entusiasmo e energia creadoras ouvidas naquele ambiente de animação e confiança nos destinos de nossa terra.

* 1: Leia “Trigo de Patos − 1937”, “Ata da Colheita de Trigo Realizada no Campo de Sementes de Patos em 06/09/1941”, “Ascensão e Queda da Triticultura”, “Inauguração do Moinho de Trigo”, “Moinho de Trigo em 1940”, “Euforia do Trigo 1 e 2”, “A Vinda da Cia. Moinhos Minas Gerais S/A”, “Companhia Moinhos Minas Gerais S/A” e “A Queda da Cia. Moinhos Minas Gerais S/A”.

* Fonte: Texto publicado com o título “Num ambiente de confiança nos destinos de nossa terra. Ouvindo o Cel. Eugênio Tibau” na edição de 19 de outubro de 1941 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho.

* Foto: Do arquivo do MuP, publicada em 22/07/2016 com o título “Moinho de Trigo em 1940”.

Compartilhe