PERNILONGAIADA EM 1941 − 2

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: JORNAL FOLHA DE PATOS (1941)

Patos, esta cidade bonita e que sem favor algum é considerada como a princesa do Oeste tem também e em abundância, o terrível inseto.

Muitas vezes, observando o meu quarto de dormir, posso fazer uma idéia do que são os bombardeios aéreos das grandes cidades durante a atual guerra que aflige a velha Europa. Nuvens e nuvens de pernilongos, zunindo como se fossem uma miniatura de aviões invadem o quarto e depois de vários “loops” descem em “picada” para picar o pobre mortal e sugar o seu sangue tão difícil de ser adquirido durante o dia.

O peior de tudo é que os terríveis bichinhos parece que vêm munidos de máscaras contra “Flit”; todos os métodos usados até hoje para destruí-los em outras cidades, nada valem aqui na nossa.

Entretanto, resta-nos um grande consolo: é o Centro de Saúde. Esta benemérita repartição estadual, agora dirigida por um rapaz inteligente, competente e empreendedor, poderá sanar êste terrível mal que nos aflige. O seu ilustre diretor que tantas cousas já tem feito em benefício da população tomará, estou certo, enérgicas providências para que o patense tenha o seu sono tranquilo e não mais precisará ouvir o zumbido incômodo do terrível pernilongo.

Usar “Flit” e outros ingredientes próprios para matar incetos é inútil porque os pernilongos de Patos parece que são resistentes a tudo. O que é preciso e o que urge fazer antes que a população fique anêmica é exterminar os focos, obrigando os proprietários a limpar os seus terrenos, fechar as fossas abandonadas e os empregados da Saúde Pública ou da Prefeitura furarem as latinhas que ficam nos quintais e são focos terrìveis do indesejável inseto.

Aquì fica pois o apelo ao Dr. Diretor do Centro de Saúde e temos certeza que dentro de muito curto espaço de tempo poderemos dormir porque não haverá mais pernilongos para sugar o nosso sangue.

O ZANGÃO

* Fonte: Texto publicado com o título “Pernilongos! Pernilongos!” na edição de 19 de outubro de 1941 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho.

* Foto: Br.freepik.com.

Compartilhe