PROCURANDO A ZONA BOÊMIA SEM ALARDE

Postado por e arquivado em CANTINHO LITERÁRIO DO EITEL.

Até 30 de dezembro de 1962, Lagoa Formosa era um distrito de Patos de Minas. Foi então que, através da Lei Estadual n.º 2764, ele foi desmembrado e elevado à categoria de Município. Dois anos antes, os irmãos Adalberto e Jurandir, 21 e 23 anos respectivamente, vieram trabalhar na Braz, Silva, que funcionava no número 840 da Rua Major Gote e que depois, em 1968, mudou-se para sede própria na esquina da mesma rua com a Avenida Paranaíba¹. Muito bem recomendados, mas com um pequenininho defeito: eram loucos por um rabo de saia, não o rabo de saia tradicional da Cidade, mas o rabo de saia da zona boêmia, da qual eram frequentadores assíduos em seu distrito natal.

Chegados numa tardezinha de domingo para o início dos trabalhos no dia seguinte, foram instalados provisoriamente pelo pessoal da empresa no Hotel dos Viajantes. Mal se instalaram, o Jurandir olhou pro Adalberto e este já foi logo balançando a cabeça em concordância:

– Vamos descobrir onde fica a zona.

Com os cabelos assentados com Glostora e exalando Colônia Lancaster, aleatoriamente foram caminhando pela Rua José de Santana em direção à Avenida Getúlio Vargas. Foi então, num repente, que o Jurandir falou:

– Peraí, Adalberto, não podemos perguntar onde fica a zona, vai pegar mal pra nós que acabamos de chegar.

Só que o Adalberto já tinha imaginado isso e foi logo acalmando o irmão:

– Sei disso, deixa comigo que vamos descobrir onde fica a zona sem pegar mal pra nós.

Já no meio do quarteirão, toparam com uma senhora e o Adalberto não perdeu tempo para perguntar:

– Estamos querendo rezar, onde fica a igreja?

A senhora explicou que era só dobrar à direita, seguir reto e iam chegar à Catedral de Santo Antônio. O Adalberto seguindo o plano:

– Mas, senhora, esquisito, a igreja fica lá pros lados da zona boêmia?

E a senhora matou a charada para os dois irmãos:

– Cruz Credo, Ave Maria, Nossa Senhora da Abadia, esse antro de perdição fica é aí nessa baixada de rua.

* 1: Leia “Anávio Braz de Queiroz: Negócios e Opiniões até 1983”, “Braz, Silva S/A”, “Braz, Silva S/A em 1969” e “Braz, Silva S/A Saúda as Candidatas à Rainha do Milho de 1969”.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Montagem de Eitel Teixeira Dannemann sobre foto publicada em 02/02/2013 com o título “Avenida Paracatu na Década de 1920”.

Compartilhe