VISITA DOS ENGENHEIROS DA ESTRADA DE FERRO GOYAZ

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: JORNAL O TRABALHO (1907)

Patos tem a felicidade de hospedar a commissão de engenheiros que fazem os estudos para a locação definitiva dos trilhos dessa Estrada de Ferro¹ que internando-se pelo interior do Paiz vae morrer nas margens do rio Araguaya, na cidade de Leopoldina², distante 28 leguas alem da capital goyana.

Composta dos illustrados engenheiros drs. Guilherme Greenhalgh e J. Heraclito de F. Lima e seu auxiliar o distincto moço João Clementino, a commissão que ora hospedamos vem da Formiga e se destina até as margens do Rio S. Marco, nos limites quasi deste Estado com o de Goyaz, de onde voltará, por esta cidade, concluindo os estudos necessarios para o inicio dessa importante obra, que virá abrir vasto campo para o incremento nacional, facilitando as communicações dos centros com os grandes imporios commerciaes, favorecendo todos os productos de exportação e importação, pela rapidez e principalmente pela diminuta despeza com os fretes.

Patos muito lucrará com esse importante acontecimento, tal a sua importação e exportação e por um calculo apressado chegamos a convicção de que este municipio importa quasi tanto como o da capital de Goyaz e a sua exportação o é ainda muito mais em toucinho, a media é de 240 mil arrobas annuaes, gado, porcos em pé, etc, excedem muito ainda áquelle municipio; o sal é importado annualmente na porção de 50 mil saccos de modo que favorecida esta cidade pelo melhoramento com a passagem da Estrada de Ferro Goyaz a exportação excedera de 10 a mais vezes como a importação, attendendo-se principalmente a que, pela uberdade do solo do municipio, pelos vastos terrenos de optimas culturas, a tendencia é para o progresso do seu desenvolvimento material, de modo que as vantagens não serão problematicas para a viação ferrea, como trará para esta região o calor essencial á vida do lavrador − a comodidade, rapidez e fretes insignificantes.

Aguardando a realisação desse facto no mais curto espaço de tempo, felicitamos a Companhia da Estrada de Ferro Goyaz, nas pessoas do seus illustres engenheiros.

* 1: Leia “Sonhando com a Estrada de Ferro Goyaz”, “Sobre a Estrada de Ferro e a Violência”, “Carta do Dr. Euphrasio José Rodrigues Para Olegário Dias Maciel Sobre a Estrada de Ferro” e “A Questão da Estrada de Ferro”.

* 2: Hoje município de Aruanã.

* Fonte: Texto publicado com o título “Estrada de Ferro de Goyaz” na edição de 19 de maio de 1907 do jornal O Trabalho, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Início do primeiro parágrafo do texto original.

Compartilhe