SINDICATO DA CONSTRUÇÃO CIVIL E O JORNAL FOLHA DE PATOS ENALTECEM O ESTADO NOVO

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Tiveram lugar, nesta cidade, no dia em que se aniversáriou, mais uma vês, o Estado Nacional¹, vários festejos comemorativos da grande efeméride.

Das solenidades realizadas, a patrocinada pela classe trabalhista se apresentou verdadeiramente grandiosa. Constituiram, então apoteótica afirmação de civismo, a formidavel passeata e a sessão solene, promovidas pelo vitorioso Sindicato Operário em Construção Civil, com os francos aplausos de toda a classe conservadora de Patos.

Naquele dia, pois, sob a aclamação do povo, por diversas ruas passou o comício operário. A’ frente da grande massa humana era carregado o retrato de S. Excia. o Presidente Vargas e ainda se viam disticos alusivos à grande data.

Após entusiastica passeata realizou-se, na sede do Sindicato, empolgante sessão solene. Presidiu a mesma o Exmo. Snr. Juiz de Direito², nela tomando parte o Exmo. Snr. Prefeito Municipal e Senhora³ e outras autoridades.

Vários oradores, operários, foram ouvidos. E ao término da sessão, congratulando-se com os trabalhadores, dirigiu-lhes a palavra o Snr. Prefeito.

Assim finalizaram as festividades, às quais assistiu toda a cidade, numa exaltação civica de rara expressividade.

* 1: Em 10 de novembro de 1937, através de um golpe de estado, Getúlio Vargas, instituiu o Estado Novo, que vigorou até 31 de janeiro de 1946, a conhecida Era Vargas.

* 2: Aristides Alves Pereira.

* 3: Clarimundo José da Fonseca Sobrinho e Florescena Borges da Fonseca.

* Fonte: Texto publicado com o título “O 10 de novembro em nossa terra” na edição de 16 de novembro de 1941 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, via Marialda Coury.

* Foto: Primeiro parágrafo do texto original.

Compartilhe