JACQUES AMBRÓSIO DOS SANTOS

Postado por e arquivado em PESSOAS.

Jacques para os amigos, Seu Jacques para os filhos dos amigos e Jacques Tibúrcio no meio artístico, nasceu em Patos de Minas em 02 de março de 1924, no n.º 59 da Rua Tenente Bino. Filho de João Ambrósio dos Santos e Hermínia Tibúrcio dos Santos, teve como irmãos Vicente Ambrósio (Monsenhor Ambrósio), da Paróquia de São Benedito de Uberaba-MG; Isaura, casada com Jacy Faria; Maria Madalena e Vilda. Houve também outra irmã, do segundo casamento de seu pai.

Em 1931 ingressou no Grupo Escolar Marcolino de Barros, onde hoje é o Colégio das Irmãs, completando os quatro anos do primário. Aos 12 anos de idade, abandonou os estudos para aprender o ofício de alfaiate com Oscar Gomes de Deus (Oscar Alfaiate) na Rua Major Gote, por volta de 1936. Ao completar 18 anos, foi aperfeiçoar-se na profissão em São Paulo, onde ficou por 2 anos, quando foi convocado para servir o exército no Rio de Janeiro, com 21 anos de idade, no Regimento de Infantaria do Rio de Janeiro, tendo como colega o também patense Walmir Carvalho. Após o término do período exigido, saiu como Terceiro Sargento da Reserva.

Voltando para Patos de Minas, montou uma alfaiataria (Jacques e Jacy) com Jacy Faria, seu cunhado. Após separar a sociedade, seu cunhado ficou com a loja “Ao Bem Vestir” e ele abriu a Jacques Alfaiate, em 1947, tendo como ajudante da vida toda, Benicio Valentin, evoluindo para a loja de roupas “A Metrópole”, considerada por muito tempo a melhor loja de roupas masculinas da cidade, além de funcionar como alfaiataria também. Com o tempo, as encomendas de alfaiate foram diminuindo, e ele finalmente ficou apenas como lojista, encerrando o ofício de alfaiate. Seu braço-direito, Benício, trabalhou com ele por 35 anos, tendo se aposentado em 1982. Jacques se aposentou em seguida, após uma carreira aproximada de 50 anos, encerrando suas atividades e alugando o cômodo para outros.

Casou-se em 23/07/1952 com Delza Amaral Santos, da vizinha Carmo do Paranaíba. Se conheceram em um baile naquela cidade, tendo ido a convite de seu funcionário Edgard. Nesta festa conheceu sua futura esposa através de Adalto, cunhado dela. Na oportunidade, apresentou-se como cantor. A partir daí, voltou outras vezes à cidade, fez algumas serenatas (ele e mais três músicos), sendo que as festas e convites foram ficando freqüentes, até começar o namoro. O casamento foi na cidade dela, então com 18 e ele com 28 anos. Moraram na Rua Tenente Bino por 6 meses, até quando a casa da Av. Paranaíba ficou pronta. Desta união, tiveram cinco filhos: Geraldo Jacques (Engenheiro), Carlos Alberto (piloto comercial aposentado), Tarcísio (dentista), Ronaldo (advogado) e Denise, (falecida aos 32 anos), os quais lhes proporcionaram a alegria de nove netos. Dona Delza, a matriarca da família, administra as mesuras de toda a família até hoje, com sua voz suave e tranqüila, mas firme em suas decisões tempestivas.

Aos 15/16 anos, começou a cantar em festas e na Rádio Clube de Patos, se apresentando em sua inauguração, em 1941.  Fez parte do Regional B4 composto por Geraldinho Guimarães e Raimundo Corrêa, violão; Domingos de Matos (Negrim Borracheiro), cavaco; Caroca, pandeiro; Orlando Rabelo (Botão da Adelina), acordeon; Fulo, maraca e xique-xique. O prefixo da Radio Clube de Patos era ZYB4. O nome do Regional foi uma analogia ao nome da Rádio, porque era ali, principalmente, que se apresentavam aos Domingos, às 12 horas, no programa do Patrício Filho. No repertório, músicas da época, samba-canção, serestas e valsas. O coordenador do Regional era Orlando Rabelo. Tocavam também em festas e onde fossem convidados. Sempre como amadores, nunca receberam qualquer quantia como cachê! Participou do Coral Vozes do Conservatório Municipal (como baixo) e posteriormente, convidado que foi pelo então fundador do Grupo de Serestas, o professor Dimas de Souza Oliveira , foi  um de seus pioneiros. Muito contribuiu com o grupo, inclusive resgatando e  mostrando como se cantavam várias músicas de seu repertório. Deixou gravado um CD, com 12 músicas da legítima seresta, intitulado Jacques Ambrósio em Seresta, que ele custeou do próprio bolso, vendendo ou doando (muitos) cada uma das 200 unidades.

Era Católico praticante, sendo um dos primeiros cursilhistas da cidade. Foi sócio-fundador do Lions Clube de Patos de Minas – Lions Centro, com participação intensa, até o fim de sua vida. Pescador juramentado, participou de inúmeras pescarias onde era sempre lembrado para alegrar as noitadas com suas cantorias. Fino no trato com as pessoas, sem nunca ter alterado sua voz, apesar de sua aparência sisuda.

Após uma semana internado no hospital HNSF, faleceu aos 88 anos, vítima de uma complicação respiratória, no dia 11 de junho de 2012, véspera do dia dos namorados, uma data tão marcante para o Grande Seresteiro de Patos de Minas, Jacques Ambrósio dos Santos.

* Fonte e foto: Antônio Paulo Ximenes Filho.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in