CELEBRAÇÃO DO MÊS DE MARIA EM 1911

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: JORNAL O COMMERCIO (1911)

Em a casa particular de nosso amigo e assignante Cap. Francisco Irineu Borges, e sob a direcção de sua Exma. esposa Da. Celuta C. Borges, foi celebrado com devoção e brilhantismo o tradicional mez de Maria.

Todas as tardes, com assistencia de avultado numero de fieis que enchiam a vasta sala, onde estava levantado um bem ornamentado altar, era coroada a bella imagem de Maria, por duas senhoritas da élite de nossa sociedade adrede sorteadas para esse fim; ouvindo-se bellissimos canticos, antes e depois de tão edificante acto.

Com o consentimento de nosso venerando Parocho, e por elle presidida, a ultima coroação teve logar na Egreja Matriz, precedendo ao acto uma bella procissão em que era levada pelas senhoritas Sinhá Soares, Mariquinhas de Andrade, Marietta Borges e Barbara de Amorim, a imagem de S.S. Virgem em riquissimo andor, seguido de numerosos anjos e virgens.

A meditação do dia foi feita pelo nosso collaborador Major Olympio Borges, e a coroação pelas senhoritas Cidóca Soares e Ottilia Borges, que desempenharam admiravelmente bem, como muito bem sahiram-se as Exmas. Cantoras.

Finalizou-se a sympathica festividade com a bençam e uma piedosa pratica feita pelo Rvdo. Parocho.

− São dignos de applausos e de imitação os promotores de tão santa e piedosa solennidade.

* Fonte: Texto publicado com título “Mez de Maria” na edição de 04 de junho de 1911 do jornal O Commercio, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Colegiosantoelias.com.br.

Compartilhe