BÁRBARO ASSASSINATO EM MAJOR PORTO EM 1970

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

O Distrito de Major Porto (Ex-Capelinha do Chumbo) vem sentindo nos últimos anos um surto de progresso e desenvolvimento que muito orgulha a comunidade patense. Um bom Grupo Escolar, um Ginásio e um povo que trabalha incansavelmente.

Major Porto nos últimos anos tem primado pela ordem e paz, no entanto, dia 2 de julho, em pleno dia, às 14 horas, a sua população foi abalada por um estúpido assassinato quando perdeu a vida o Sr. Agostinho Porto de Morais, pessoa muito conhecida na região onde já prestara seus serviços como Delegado Municipal de Polícia.

O crime deu-se em pleno centro, às 14 horas e, por questões de acerto de contas, o cidadão Lázaro Simão deu-lhe um tiro pelas costas sem a mínima possibilidade de defesa da vítima que, ao ser transportada para Patos de Minas veio a falecer.

O assassino, logo após cometer o delito se apresentou ao Delegado Municipal, Sr. José Florentino de Castro (Zé Broca) que, ao em vez de prendê-lo, deu-lhe fuga. Este fato deixou os parentes da vítima e a população de Major Porto justamente revoltada pela atitude assumida pelo Delegado Municipal que demonstrou, assim, não estar à altura de exercer o cargo de representante da lei.

Logo após tomar conhecimento do fato o Sr. Cel. Hernani dos Santos, DD Delegado Especial de Polícia de Patos de Minas se dirigiu àquela localidade e tomou as primeiras providências, intimando o Delegado Municipal que comparecesse com o criminoso à Delegacia de Patos, caso contrário, severas medidas seriam tomadas contra aquela autoridade. Aliás, no nosso entender, somente este fato consubstancia-se que, aquele cidadão não está mesmo à altura de exercer o cargo de delegado municipal e, por certo, o Sr. Secretário de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais deverá mandar apurar esta ocorrência e fazer como tem feito em outras oportunidades destituir aqueles elementos que ainda pensam que exercer um cargo público é apadrilhar, é proteger, ao arrepio da lei. Este fato está a merecer uma severa investigação pelas autoridades policiais do Estado de Minas Gerais.

* Fonte: Texto publicado na edição de 05 de julho de 1970 do Jornal dos Municípios, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

Foto: Blog-emunah.com.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in