RONROM

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, COMPORTAMENTO, GATOS.

Ronrom, substantivo masculino onomatopéico (em que há onomatopéia, vocábulo cuja pronúncia lembra o som de objetos ou da voz de animais), é um ruído contínuo (ronronar) produzido pelo gato, geralmente quando está descansando ou sendo acariciado. É uma característica comum a alguns felinos. Trata-se, fundamentalmente, de uma demonstração de sentimento.

Cada espécie animal tem o seu jeito de se comunicar. A comunicação pode significar desde uma demonstração de alegria e bem estar até um sinal para um ataque. É característica do ser humano sorrir ou chorar. Os caninos abanam a cauda. Os felinos ronronam no intuito de enviar uma mensagem sobre seu estado psico-fisiológico.  Segundo o Médico Veterinário Bruce Floge, autor do livro The Cat’s Mind, assim como os cachorros, que têm nos latidos e rosnados formas de transparecer diversas mensagens importantes para sua matilha, o ronrom também exerce papel semelhante na vida dos gatos, pois além de transmitir mensagens de alegria, prazer, calma ou raiva, o gato também usa o ronronar para demonstrar que está aflito, angustiado e ainda que está sentindo algum tipo de dor.

Pode até parecer manha, charme, mas não é. Pesquisadores da Universidade de Sussex chegaram à conclusão que o ronronar doméstico é tremendamente estratégico pela capacidade que o animal tem de usar o artifício como ferramenta para chamar a atenção para si. Segundo o estudo, é um som especial (22,4 a 30,2 hertz), que tem a freqüência parecida com o choro de bebês humanos. Essa técnica, até certo ponto irritante aos nossos ouvidos, faz com que obtenham uma resposta humana. O Médico Veterinário Neils C. Peserson, em seu livro Feline Husbandry, afirma que o ronronado começa com um sinal do sistema nervoso, o que significa que a atitude é voluntária, ou seja, o gato ronrona quando quer.

Não há uma explicação considerada definitiva sobre o mecanismo corporal que provoca o ronronar. Alguns estudiosos dizem que a origem do som tem a ver com a vibração das pregas vestibulares quando o animal expira e inspira; outros dizem que o som advém do sangue circulando pela artéria aorta; ou impulsos rítmicos produzidos pela laringe. E ainda uma turbulência do sangue no sistema circulatório. Esta turbulência seria mais intensa quando o sangue é desviado para uma veia excepcionalmente larga, situada no peito do animal. Quando os músculos à volta desta veia se contraem, as vibrações provocadas pela turbulência são amplificadas pelo diafragma, antes de subirem pela traquéia e ressoarem na cavidade sinusoidal.

Há uma outra teoria que envolve um osso situado na garganta chamado hióide. Estimulado a partir do sistema nervoso central, o ronronar é acionado por um sistema de vibração que envolve o cérebro e o sistema respiratório do animal. O funcionando do ronrom ocorre quando ele relaxa ou está recebendo algum carinho de seu dono, deste modo ele envia um estímulo até a musculatura da laringe que passa a se contrair e relaxar a cada 40 milésimos de segundo, emitindo um som e uma vibração que sentimos ao passar a mão no corpo do animal.

Independente do mecanismo que produz o ronrom é importante observar o comportamento do animal. Como foi dito, o som pode estar associado a demonstrações de alegria e prazer, mas também pode ser um sinal de dor, raiva e até fome. Portanto, é preciso saber interpretar o porquê o gato está ronronando. Se após alguns ronronados o proprietário notar algo que não combina com o jeito tradicional do animal, é recomendável levá-lo a um Médico veterinário.

* Fonte e Foto: Hyperscience.com.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in