NOTAS DA “A DEBULHA” EM JANEIRO DE 1982

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Muito bom o show “Beatles Forever”, realizado no último dia 23, no Ginásio do PTC. Um excelente público (e vibrante também) se fêz presente, principalmente se considerarmos o mal tempo que fazia. Chovia barbaridade. Renda ultrapassou os Cr$ 100.000,00. O grupo “Magus do Sol”, formado por Luiz Carlos Esteves, Taquinho Noronha, Ivan Corrêa, Joãozinho, Heleno Versiani e Waldir Carvalho, estava com tudo no palco. Um repertório que incluía algumas das melhores músicas do conjunto inglês e mais “Imagine” e “Mother”, em homenagem a John Lennon. Foi, sem dúvida, uma grande homenagem ao inesquecível “The Beatles”. Produção vitoriosa da Comissão Casa de Cultura. E por falar nisso, a Comissão Casa de Cultura continua a luta em prol do II Encontrão-Cantar na Praça, a realizar-se em abril. O esquema de trabalho já está montado e entrando em execução.

Vem aí o Carnaval/82. Caiçaras Country Clube anuncia uma grande festa momesca. Quanto ao Patos Social Clube, a diretoria informa que não haverá o carnaval este ano. Haverá uma reestruturação com relação a isso, o ano que vem deverá acontecer novamente. O clube, entretanto, estará aberto no período carnavalesco.

E o Clubinho Carnavalesco do Povo se prepara com vistas aos festejos de Momo. A diretoria dispõe de uma verba de 150.000,00, doada pelo DEC da Prefeitura Municipal, mas afirma que não é o bastante. Serão precisos 250.000,00 para que o Clubinho possa animar o carnaval de rua dos patenses, este ano.

E a nossa Escola de Samba? De acordo com informações do presidente Antônio do Prego, as obras de construção da sede vão continuar este ano. Confirma ainda que os ensaios vão ser realizados e que a “Acadêmicos do Samba” pintará no Carnaval/82.

OPUS III, a mais nova e moderna casa de diversão da cidade, será inaugurada oficialmente dia 5 próximo, com a presença do conjunto feminino “Sabor de Mel”, do Rio de Janeiro. Haverá reapresentação no dia 6. A OPUS III, de propriedade de Otaviano Marques, fica próximo ao Parque de Exposições e dispõe de restaurante (que funciona a semana toda, exceto às segundas-feiras), scoth-bar e boate (funcionando de 5.ª a domingo). É uma ótima pedida.

Ouvi dizer (é uma notícia oficiosa) que o Escritório Regional de Obras do DER será transferido de Patos de Minas para Uberlândia. Esta notícia, eu espero que não seja confirmada.

Encerrado dia 17 p.p. mais um torneio de Xadrez na cidade. Foi o 2.º Torneio de Xadrez “Dr. Paulo Roberto Borges”, promovido pelo Patos Social Clube, sob a coordenação do Clube de Xadrez de Patos de Minas. O presidente do Clube de Xadrez, Dr. João Pessoa de Lima, foi o vencedor. Durante a solenidade de entrega dos prêmios e troféus, realizada no dia 19, ele confirmou várias medidas tomadas pela diretoria do Clube de Xadrez, com relação a novos torneios e, principalmente, quanto à legalização da entidade junto à Federação Brasileira de Xadrez. Próximo torneio, será na Festa Nacional do Milho.

Neste início de ano, 134 moradores da Vila Operária, populoso bairro patense, foram beneficiados com a legitimação de seus lotes. Outros cento e tantos moradores da Vila terão também este benefício, com as suas situações definidas e os lotes legalizados, muito em breve, segundo nos informou o Prefeito Municipal, Dácio Pereira da Fonseca.

Prá quem ainda não sabe, a Fosfértil tem novo presidente: assumiu, no lugar do Dr. Maurício Cláudio Corrêa, o Dr. Marcus Túlio Sampaio Nelo.

DALLA, grande talento patense como compositor e intérprete, deverá se apresentar em breve no programa SOM BRASIL, apresentado, pelo, também talentoso, Rolando Boldrin, aos domingos pela manhã, na Rede Globo de Televisão. Vamos aguardar a confirmação da data.

Iniciados os trabalhos práticos de ampliação da Escola Estadual “Prof.ª Elza Carneiro Franco” – o Polivalente – em termos de Escola Profissionalizante de 2.º Grau. Uma equipe enviada pela SEPLAN, já processou o trabalho de coleta de terreno, para pesquisa a fim de que possa ser feita a fundação que servirá de base para os prédios, que serão iniciados no primeiro trimestre ainda de 82. Segundo o diretor do Polivalente Prof. Fernando Antônio de Melo, os trabalhos deverão terminar ainda este semestre, entretanto as aulas só deverão começar em 83. Ainda do Polivalente: em breve estará concluído o asfaltamento da via de acesso àquela escola, trecho Olegário Maciel, Vereador João Pacheco, Manoel Santos. Serviço continua.

ULTRAMIG realiza estudos visando a implantação de novos cursos em Patos de Minas, sendo que os primeiros poderão ser Eletricista Instalador e Comandos Elétricos. Em seis meses deverá haver uma confirmação. Segundo nos informa o jornalista Oswaldo Amorim, haveria para tal um convênio entre a ULTRAMIG e a Prefeitura Municipal.

Prontos os pilares que vão sustentar a estrutura e a cobertura do Terminal Rodoviário de Patos de Minas, e já iniciados também os trabalhos no terreno em volta do terminal, no que se refere urbanização. Aos poucos vai se tornando realidade, essa necessidade patense.

Diretores da Rádio Clube FM confirmam: neste mês de fevereiro a moderna emissora iniciará suas atividades em caráter definitivo, com uma programação à altura da expectativa de todos.

Mais uma vez alcançou seu objetivo, a Campanha de Folias de Reis encetada pela Rádio Clube AM, sob o comando do radialista Patrício Filho. A “Maior Parada de Folias deste País”, (terminando neste domingo) além de valorizar o nosso folclore regional, novamente conseguiu uma boa arrecadação financeira para as famílias pobres assistidas pelo Dispensário São Vicente de Paulo.

A “1.ª Noite da Viola”, é a atração confirmada para o dia 6 de março na praça defronte ao Fórum. Na oportunidade, estarão se apresentando artistas sertanejos de Patos e de várias cidades vizinhas, e mais os convidados especiais: Luiz Vieira, Dércio Marques e Nhô Teles. É mais uma ótima promoção de Carlos Alberto Donâncio Rodrigues – o Xaulin.

* Fonte: Notas publicadas na coluna Comunicando (José Afonso) na edição n.º 40 de 31 de janeiro de 1982 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.

* Foto: Capa da edição citada.

Compartilhe