FESTA DE SANTO ANTÔNIO EM 1907

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: JORNAL O TRABALHO (1907)

Com bôa concurrencia de fieis, realisou-se nesta cidade no dia 13 a tradicional festa de Santo Antonio, orago da Freguezia.

Os actos religiosos, communs nestas festas, estiveram concorridos por grande parte da população da cidade, quer a missa solemne, quer a procissão que se realizou ás 4 horas da tarde percorrendo o trajecto costumado.

Destacavam-se graciosamente do grupo de fieis, as virgens quem em tajas adequados a sua condição e festivos escoltavam o andor do Santo festejado, levando á mão o bando de anjos, vestidos de variegadas cores, trazendo airosas as caracteristicas azas.

A parte musical foi habilmente desempenhada pela corporação “S. Cecilia”, dirigida pelo illustre professor Modesto de Mello Ribeiro.

Officiou o Rvm.º P.e Getulio de Mello, nosso Vigario, acolytado pelo seu digno coadjuctor Rvm.º P.e José Perna.

Foram festeiros o Sr. Capitão Francisco Leonel e Exm.ª Sra. D. Elyza Nogueira Borges, que deram cabal desempenho em sua missão.

Foram nomeados festeiros para o anno proximo o Snr. M.or Sesostris Dias Maciel e a Exm.ª Snr.ª D. Olyntha Maciel.

* Fonte: Texto publicado com o título “Festa de Santo Antonio” na edição de 16 de junho de 1907 do jornal O Trabalho, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Primeiro parágrafo do texto original.

Compartilhe