CINEMA EM 1907

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: JORNAL O TRABALHO (1907)

Com a repetição da vida de N. S. Jesus Christo, parta¹ da guerra Russo Japoneza, e muitas outras vistas encerraram-se os espectaculos do biographo nesta cidade².

Concurrencia, regular; trabalhos em sua maioria perfeitos, tendo agradado bastante. Ordem completa, tendo comtudo causado estranheza á platéa o proceder de alguns moços que com que seus gritos perturbavam os espectadores a ponto de merecerem por parte do proprietario ligeira admoestação.

Conhecemos esses moços e, embora verberando-lhes o proceder, podemos affirmar não terem tido intenção de ofender a quem quer que seja, e muito menos perturbar os trabalhos, não passando de mero brinquedo, comquanto bastante incommodativo.

Da pureza de suas intenções nos offerece garantia segura o seu bondoso caracter e elevado posição que ocuppam em nosso meio social.

Muito nos apraz sabermos que os proprietarios do Biographo, deleitando-nos, tenham auferido lucros regulares durante a sua curta permanencia entre nós; ao dar-lhes o adeus de despedida, recommendamol-os aos publicos perante os quaes pretendem trabalhar, certos de que não terão que arrepender-se.

* 1: Está mais para “parte”.

* 2: Leia “Primeiras Sessões de Cinema”.

* Fonte: Texto publicado com o título “Cinematographo” na edição de 23 de junho de 1907 do jornal O Trabalho, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Primeiro parágrafo do texto original.

Compartilhe