TRIGÊMEOS DE MAJOR JERÔNIMO/ETELVINA EM 1916, OS

Postado por e arquivado em DÉCADA DE 1910, FOTOS.

Jerônimo Dias Maciel, o Major Jerônimo, primeiro prefeito de Patos de Minas, então Vila de Santo Antônio dos Patos, casou-se aqui em 07 de julho de 1872 com sua sobrinha Etelvina Maciel (Dona Nhá), filha de seu irmão Antônio Dias Maciel, o Barão de Araguari. O casal teve 13 filhos, sendo três deles trigêmeos, nascidos em 25 de janeiro de 1898. Ei-los aos 18 anos de idade:

À esquerda, Ataulfo Dias Maciel. Foi funcionário público Estadual, casado com Carmosina Maciel, enfermeira, sem descendentes. Faleceu em 13 de outubro de 1975.
No meio, Ataliba Dias Maciel. Foi funcionário público Estadual, tendo exercido por longo tempo a função de auxiliar de farmácia do Hospital Regional Antônio Dias. Faleceu solteiro em 26 de outubro de 1986. Foi o último morador do famoso casarão¹.
À direita, Ataualpa Dias Maciel. Foi funcionário público Municipal, secretário da Prefeitura no governo de Clarimundo José da Fonseca Sobrinho, o Prefeito Camundinho. No período das interventorias em Minas Gerais, foi prefeito, em comissão, de 04/11/1946 a 02/01/1947. Foi homenageado pelo poder público com o nome de uma rua que vai da Praça Champagnat à Praça do Rosário. Com a esposa Esther Bonfim Maciel, professora, tiveram três filhos: Flora, Eumênia e Maria Elisiária (Sinhá). Faleceu em 10 de março de 1958.

NOTA: A foto é de Fortunato Pinto da Cunha, que juntamente com Antônio Nogueira de Almeida Coelho, lançaram em 1905 o primeiro jornal de Patos de Minas: O Trabalho. Como fotógrafo, Fortunato fez um relevante trabalho ao registrar em imagens o desenvolvimento da Cidade naqueles idos tempos.

* 1: Leia “Casa do Major Jerônimo Dias Maciel”.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Fonte. Gênese da Família Maciel Radicada em Patos de Minas, de Newton Ferreira da Silva Maciel.

* Foto: Do arquivo de Maria Elisiária de Souza Bonfim Maciel (Sinhá), filha de Ataualpa e de Esther, via Altamir Fernandes.

Compartilhe