NOTÍCIAS DO GINÁSIO MUNICIPAL DE PATOS

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Temos a grata e agradavel incumbencia de comunicar aos habitantes da cidade e do município de Patos, que chegou o novo Dirigente do Ginasio e do Internato “Dom Alexandre”, anexo ao Ginasio, o Revmo. Snr. Padre João Batista Balke, que fixou sua residência no proprio internato. Como verificamos, o novo P. Reitor já está executando o plano de reforma do Internato e do Ginasio, sendo auxiliado nesta urgente tarefa pelo nosso distintissimo Snr. Prefeito Municipal¹. Está entusiasmado o Revmo. Snr. Padre Reitor com as nossas respeitáveis autoridades − Monsenhor Fleury, Snr. Prefeito Municipal, Snr. Inspetor Federal do Ginasio − e com a boa vontade da população patense em geral. Num ambiente tão favoravel, disse-nos Pe. João Balke, a gente esquece das dificuldades iniciais e se sente obrigado a dedicar-se de corpo e alma á grande obra do Ginasio local, por falta de tempo, o novo Pe. Reitor não pode fazer a sua visita a todas as distintas familias dos alunos, como tanto desejaria, o que faz por este intermédio.

Atendendo ao desejo unanime da nossa população, embora não estando muito de acordo com as diretrizes da autoridade eclesiastica, o Revmo. Snr. Pe. Reitor não opõe obstaculos á matricula de meninas no curso ginasial, desde que estas se sujeitam ao rigor da disciplina adotada para os estudantes.

Os candidatos à matricula na primeira serie do Ginasio prestarão o exame de admissão no dia 24 de Fevereiro e no dia 1.º de março. Note-se o seguinte: A inscrição neste exame será feita mediante requerimento firmado pelo candidato ou seu representante legal. O requerimento virá acompanhado de atestado de nascimento, anti-variolica e do recibo de pagamento da taxa de inscrição.

A matricula no curso secundario (assim como tambem no curso primario e no de datilografia oficial) será processada na nova Secretaría do Ginasio, do dia primeiro até catorze de Março das nove até onze horas da manhã com o Snr. Secretário, Arthur Bernardes de Sant’Anna. O requerimento de Matricula no curso ginasial virà acompanhado: a) de certificado de habilitação no exame de admissão ou certificados de habilitação na série anterior, para a matricula nas demais séries. b) atestado de sanidade. c) recibo de pagamento da taxa de matricula.

O requerimento de Matricula ao Internato Dom Alexandre, no curso primário, ao curso de Datilografia oficial, anexos ao Ginasio de Patos, virà acompanhado unicamente do recibo de pagamento da taxa de matricula e da pensão do primeiro semestre.

Eis a tabela das taxas oficiais

Para o aluno externo do curso de admissão:
Matricula − 15$000
Primeiro semestre − 50$000

Para os alunos do curso ginasial:
Matricula − 15$000
Primeiro Semestre − 250$000

Para o aluno interno do curso primario:
Matricula − 15$000
Prim. Sem. (aula) − 150$000
Prim. Sem. pensão − 625$000
Prim. Sem. medico − 25$000

Para o aluno interno do curso ginasial:
Matricula − 15$000
Prim. Sem. aulas − 50$000
Prim. Sem. pensão − 700$000
Prim. Sem. tx. med. − 25$000

Para o aluno do curso de Datilografia:
Matricula − 30$000
Mensalidade − 30$000
Diploma − 50$000

Nota: O semi-interno além das taxas do Ginasio pagarão 500$000 por semestre ao Internato, taxa unica para todos.

* 1: Clarimundo José da Fonseca Sobrinho, o Prefeito Camundinho.

* Fonte: Texto publicado na edição de 22 de fevereiro de 1942 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, via Marialda Coury.

* Foto: Do arquivo de Donaldo Amaro Teixeira, publicado em 28/03/2014 com o título “Histórico Prédio Escolar Que Não Mais Existe”.

Compartilhe