CLUBINHO CARNAVALESCO DO POVO NO CARNAVAL DE 1982

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

TEXTO: REVISTA A DEBULHA (1982)

O carnaval do patense este ano esteve bastante animado. O Clubinho Carnavalesco do Povo conseguiu algo incrível durante as quatro noites carnavalescas. A cada dia saindo de um ponto da cidade (bairros), com o intuito de trazer o povo para a rua, para que todos pudessem brincar, aproveitar e festejar seu carnaval de uma maneira saudável, sadia e sem nenhum preconceito.

Se o alvo almejado era a festa do povo, temos certeza, acertaram em cheio pois o patense saiu à rua com toda a força interior se soltando ainda mais em plena Rua Major Gote, entre Olegário Maciel e General Osório, acumulando ali mais de cinco mil pessoas.

Apesar de não terem um saldo financeiro que desse para cobrir as despesas que certamente iriam ter, a diretoria do Clubinho, adquiriu um caminhão não muito novo, e nele através dos projetos do “arquiteto” Bráulio Porto, construiu dois pavimentos, onde no de baixo ficaram as aparelhagens de som, e no alto a moçada “quebrava o pau”, no cavaquinho, pandeiro e violão etc…, não faltando também a guitarra para os frevos mais agitados. Realmente uma obra de arte e coragem.

Agora é esperar que eles consigam saldar suas dívidas com a ajuda dos associados, promoções e o mais importante, que a Prefeitura e órgãos patenses colaborem com alguma coisa. Se bem que a Prefeitura Municipal colaborou na compra da aparelhagem de som, mas nada é demais, pois os “meninos” estão fazendo do carnaval de rua patense UMA TRADIÇÃO!

E temos certeza que depois de construído o coreto da Avenida Getúlio Vargas¹, que há tanto tempo prometeram − mas parece que o projeto esta engavetado − as condições financeiras do Clubinho Carnavalesco do Povo serão um pouquinho menos arrochadas.

Mas de uma coisa temos certeza, o saldo financeiro pode não estar bom, mas o saldo positivo do carnaval/82 não cabe em cofre algum tal a quantidade arrecadada. É isso aí, que em 83, a coisa saia melhor em certos aspectos. Vamos aguardar.

“De grão em grão, a galinha enche o papo”.

* 1: Leia “Prefeito Inaugura Coreto e Recebe Acervo de Arte”.

* Fonte: Texto publicado na coluna Sem Fronteiras (Vicente) com o título “Clubinho − De Grão em grão…” da edição n.º 42 de 28 de fevereiro de 1982 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.

* Foto: YouTube, meramente ilustrativa.

Compartilhe