SANEAMENTO BÁSICO, SAÚDE E OUTROS SERVIÇOS

Postado por e arquivado em DISTRITOS, PINDAÍBAS.

José Paulo de Amorim foi quem primeiro dotou o Distrito de Pindaíbas de abastecimento de água, em 1956. Em 03 de agosto de 1971 foi discutido na Câmara Municipal projeto autorizando a desapropriação da rede de água, pela Prefeitura, o que aconteceu em 1972 e, desde então ficou sob sua responsabilidade.

Pesava bastante para os cofres públicos a manutenção de tal serviço e, mais ainda, sem a qualidade necessária. Em 03 de abril de 1975, o Prefeito vai ao encontro do Governador do Estado, numa visita que fez a Patrocínio, e entregou-lhe, em mãos, a reivindicação desse melhoramento para a Vila.

Em julho de 1997, a COPASA assumiu a responsabilidade de distribuição de água e começou a operar em janeiro de 2000, com água tratada e fluoretada, captada do Córrego Bauzinho. Hoje, cem por cento da população é atendida pelo serviço.

O esgoto chegou ao final da década de 1980, através da Prefeitura.

No ano de 2001 foi iniciada a coleta de lixo, semanalmente. Os garis cuidam da limpeza de suas ruas. Um grande alívio para a população, pois assim evita a queima e o ajuntamento de entulhos nos fundos de quintais, trazendo benefícios para a saúde pública.

No dia 26 de maio de 1964, a ERMIG¹ inaugurou a energia elétrica no povoado e em algumas fazendas circunvizinhas. Adão Marins conta que a instalação inicial foi muito precária. Ficou apenas uma lâmpada acesa na barraca, em frente à igreja. Os moleques desconheciam o que fosse choque elétrico. Um deles, ao levar a mão à lâmpada, sentiu uma “coisa esquisita” e não soube explicar o que era. Uma fila de meninos curiosos se formou para experimentar a nova sensação. Até que houve um acidente. Um deles, de mão molhada, foi tocar na lâmpada e forte foi o choque, até então tolerável. Caiu e, com a queda, quebrou o braço. Ninguém mais quis saber de tocar na tal lâmpada. Chegou ao conhecimento da CEMIG o fato e, imediatamente, ela resolveu o problema. São acontecimentos que fazem parte da vida. Com o passar do tempo, a CEMIG eletrificou toda a Vila e também a maior parte da área rural, que recebe mais de 90% desse benefício.

O primeiro serviço de saúde foi implantado por volta de 1960, instalando-se em cômodo cedido por José Paulo e adaptado para tal fim, na Av. Levindo José dos Santos. Ai funcionou até a construção da nova sede que foi inaugurada em 19 de setembro de 1992, com serviço médico, odontológico e agentes de saúde. É mantido pela Prefeitura Municipal. Na atualidade conta com grande participação da Pastoral da Criança, uma das atividades assistenciais da Igreja Católica e que muito tem contribuído, principalmente na assistência pré-natal e dos nascituros.

A população sentiu a necessidade de ter um cemitério no povoado nascente, pois os defuntos tinham de ser conduzidos, em bangüê², até a Vila do Chumbo para um sepultamento condigno. Em virtude disso, Dona Joventina Moreira de Amorim, em 1955, fez a doação do terreno para a construção.

Em Pindaíbas há muitas mães que se ausentam dos filhos para o trabalho em lugar distante. Desde 27 de setembro de 1992 foi criada a Creche Vereador José Mota, que dá assistência a filhos dessas mulheres. Novas instalações e inauguração se deram mesmo em 27 de setembro de 1998. Ela tem alto valor social para a comunidade.

*1: Empresa subsidiária da CEMIG, com personalidade jurídica própria, criada em 1962 e extinta em 1974, era a responsável pela eletrificação rural.

* 2: Espécie de padiola com teto e cortinado de couro, puxada por animais, para conduzir cadáveres.

* Fonte e foto: Patos de Minas, Meu Bem Querer, de Oliveira Mello.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in