EDUCAÇÃO E RELIGIÃO

Postado por e arquivado em BOM SUCESSO DE PATOS, DISTRITOS.

A presença do mestre-escola na área rural do Município nunca deixou de existir. Os pais sempre se preocupavam com a aprendizagem escolar dos filhos. Deveriam, pelo menos, aprender a assinar o nome e saber as quatro operações matemáticas. Enquanto isso, os líderes das comunidades lutavam para que o lugar viesse a ter uma escola pública. Tem-se conhecimento da escola particular, nos idos de 1924, da professora Anália Teixeira, casada com José Brum da Silveira.

A primeira escola pública municipal de Bom Sucesso de Patos foi instalada em 14 de maio de 1947 com o nome de Franklin Honório do Couto. Tomou posse da cadeira Célia Santos de Lima, fazendo matrícula de 120 alunos. Em 1.º de março de 1948 a escola passou para a rede estadual com a denominação de Escolas Reunidas João Barbosa Porto, em homenagem ao velho Nenê Porto, um dos pioneiros da localidade, filho do conhecido João Pintor, de quem se originou a família na região. Nessa mesma data integrou ao seu quadro a primeira normalista, Maria Ferreira Porto (Dona Quita). Neste mesmo ano, a comunidade, unida, construiu uma casa própria para o funcionamento da escola. Mais tarde, em 1951, através de verba federal conseguida pelo deputado Leopoldo Dias Maciel, foi edificado o prédio para a escola, conhecida como típica federal. Com o decorrer do tempo a sua condição física não devia estar muito boa, pois a vereadora Elvira Ferreira Porto, em sessão de 18 de julho de 1957, levou ao conhecimento da Câmara reclamação formulada pelas professoras da escola, apelando ao Prefeito para melhorar as instalações sanitárias, sobretudo, e cercar o referido educandário. Pelo decreto 16.244, de 08 de maio de 1974, passou a denominar-se Escola Estadual João Barbosa Porto.

A extensão de série, 1.ª à 5.ª, aconteceu solenemente em 25 de abril de 1981, depois da missa, em ação de graças, celebrada pelo Padre Roldão. Houve aula inaugural, ministrada pelo Prefeito Dácio Pereira da Fonseca, com a presença de várias autoridades representativas do Município e região, professores e alunos da escola. Através do Decreto 33.336, de 23 de janeiro de 1992, a escola passou a denominar-se Escola Estadual João Barbosa Porto de Ensino Fundamental.

Em 14 de fevereiro de 2000 começaram as aulas do Ensino Médio, mantidas pela Prefeitura Municipal, permanecendo até fevereiro de 2002, quando o Governo do Estado o assumiu. Ficou vinculado à Escola Estadual Deiró Borges, de Patos de Minas. Em 23 de outubro de 2003 foi autorizado o funcionamento do Ensino Médio na própria escola, que passou a ser denominada Escola Estadual João Barbosa Porto, de Ensino Fundamental (1.ª a 8.ª séries) e Ensino Médio.

A população é predominantemente católica. Como todas as localidades da região, o primeiro ato dos futuros moradores é construir a capela, em terreno doado por um deles. Bom Sucesso de Patos teve a sua capela, toscamente construída, em patrimônio doado ao Senhor Bom Jesus, em 1924, por uma comissão chefiada por José Brum da Silveira, Ivo Pereira e Ângelo Teixeira dos Santos. Mesmo assim, ela permaneceu servindo aos fiéis até 1945, quando foi demolida e construída outra. Com o decorrer do tempo, sofreu várias intervenções. Nela se encontra entronizada nova imagem do Senhor Bom Jesus, esculpida pela bonsucessense Arminda Alves Gomes de Carvalho, em cedro, de tronco único, doado por Tarcísio Eustáquio Borges Porto.

A capela, durante um longo tempo, foi atendida pelo vigário de São Gonçalo do Abaeté, padre João Messias Matos. Dificilmente ia até lá para assistir aos fiéis. Quem passou a se dedicar mais ao local foi o padre Jacinto Ferreira. Com ele a capela foi aumentada, inclusive com acréscimo da torre, mais tarde reconstruída. Atualmente, o território do Distrito pertence à Paróquia de Nossa Senhora das Dores, sediada em Major Porto.

Uma das primeiras famílias evangélicas do Distrito foi a de Pedro Maria de Oliveira e depois a de Galdino Lúcio de Oliveira, da confissão presbiteriana. Foi um trabalho realizado pelo reverendo Estevão Sloop. Foi um verdadeiro missionário do evangelismo no Noroeste de Minas e no Alto Paranaíba. O seu trabalho foi marcante e duradouro. Em Bom Sucesso de Patos há um lugar que ficou conhecido como Patrimônio dos Crentes, pois lá se encontrava a maioria dos convertidos pelo pastor americano. Atualmente é a igreja da Assembléia de Deus, introduzida pela família de Antônio Maria e Sebastiana do João.

* Fonte e foto: Patos de Minas, Meu Bem Querer, de Oliveira Mello.

Compartilhe