EDUCAÇÃO E RELIGIÃO

Postado por e arquivado em CHUMBO, DISTRITOS.

A educação escolar sempre foi uma preocupação constante do homem. Em locais onde não existiam escolas públicas, os pais se utilizavam dos mestres-escolas. A maioria deles lecionava na residência do próprio aluno.

Segundo registro de Geraldo Fonseca havia escola pública, pois em 25 de outubro de 1881, pela lei 2.847, foi criada a Escola do Areado, que teve Deolinda Augusta de Oliveira como primeira professora, nomeada em 23 de abril de 1883. “Esboçou-se um movimento visando sua retirada. O Governo, sentindo o ridículo das acusações levantadas contra ela, confirmou-a no cargo. Pouco depois foi transferida para Santa Rita de Patos (hoje Presidente Olegário), onde permaneceu até 1898, quando passou a residir em Uberaba”, afirma Geraldo Fonseca.

Em 1904 foi criada a Escola Municipal de Areado, tendo como primeira regente, Ana Carolina. O mobiliário da escola era paupérrimo. Ainda em 1904, a Inspetoria do Ensino dá notícia de duas escolas particulares no Distrito. Uma, do professor Cirilo Rodrigues de Araújo, em prédio de deplorável estado, metade coberto de capim, sem os necessários requisitos de higiene e, pior, professor de reconhecida incompetência. Outra, regida pelo professor Amadeu José dos Santos e, a partir de 1911, estava à sua frente Elpídio José Ferreira.

O vereador Eduardo Noronha, em sessão de 03 de setembro de 1914 da Câmara Municipal, a pedido do Major Augusto Porto e outros residentes em Areado, organizou um projeto de construção de um prédio próprio, e a máxima urgência, para escola pública primária na sede do Distrito, a fim de ser submetido à aprovação da Casa. Na reunião do dia seguinte solicitou enviar representação ao Governo do Estado, pedindo auxílio correspondente à metade do orçamento.

Fonseca ainda registra a presença das professoras: Orieta Alves Porto (1928), Aída Alves da Silva (1930), Maria do Carmo Andrade (1932), Maria Rosa (1933) e Jandira Milagres (1936).

A Escola Estadual Major Augusto Porto foi instalada na Vila em 04 de agosto de 1952, como Escolas Reunidas, tendo diplomado a sua primeira turma de apenas 11 alunos (sendo uma única mulher), em 1955. Depois de cinco anos de funcionamento veio a ter sede própria, instalando-se já como Grupo Escolar. Em 1997 a escola é municipalizada, com o ensino fundamental completo e continua no mesmo prédio do Estado, ao lado da Escola Estadual Arlindo Porto. Esta foi dotada de ensino médio desde 1886, inicialmente com o Curso Normal e, posteriormente, substituído pelo Curso Científico.

O Brasil nasceu à sombra da cruz. A maioria das cidades brasileiras se edificaram em torno de uma capela. É o caso de Chumbo. Os primeiros moradores, no século 19, abandonaram um local, cuja padroeira era a Imaculada Conceição e, pouco distante, edificaram outra capela, mas sob a proteção de Nossa Senhora das Dores. Em seu entorno, nasceria o Arraial de Dores do Areado. E a maioria, para não dizer a quase totalidade, mantém a fé católica na atualidade.

A Igreja Assembléia de Deus – Ministério Madureira, é a única igreja evangélica da comunidade. Foi introduzida na década de 1990. Tem como membros pioneiros: Cecília Maria Pereira (a primeira evangélica do Distrito), Francisco Tosta de Oliveira e família, Ana Aparecida de Jesus e família, Alcides Delgado Ferreira.

* Fonte e foto: Patos de Minas, Meu Bem Querer, de Oliveira Mello.

Compartilhe