PEDACINHO DE MINAS

Postado por e arquivado em ARTES, TEATRO.

A peça Pedacinho de Minas, de Consuelo Nepomuceno, encenada pelo Centro de Estudos Teatrais, no palco do Cine Riviera, domingo último, em homenagem aos 150 anos da doação¹ da Fazenda “Os Patos”, origem de Patos de Minas, foi aplaudida de pé pela assistência que lotou aquela casa de espetáculos, e que vibrou com a movimentação e o colorido da peça, cuja autora soube vestir a nudez crua da verdade com o manto diáfano da fantasia.

A peça, dirigida por Consuelo Nepomuceno, teve a participação da própria Consuelo Nepomuceno (no papel de D. Matilde), e do seguinte elenco: Edvaldo de Castro (Joaquim), Jorge Borges (Joãozinho), Nerida de Castro (Glorinha), Carmen Lúcia (D. Chiquita), Wilson de Morais (Siô Getúlio), José F. Sobrinho (Siô Juquinha), José Luiz dos Anjos (Padre Brito). Na assistência da direção funcionou o Sr. Vicente Nepomuceno, pai da autora; na sonoplastia, Adélio L. Silva e J. César Nepomuceno. Os figurinos foram de Consuelo Nepomuceno e o cenário, de Vicente Nepomuceno.

A encenação da peça foi sugerida pelo professor Dácio Pereira da Fonseca, diretor do Departamento de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal, e principal inspirador e incentivador das comemorações relativas aos 150 anos da histórica doação feita por Antônio Joaquim da Silva Guerra e sua mulher D. Luíza Correa de Andrade.

Pedacinho de Minas terá novas apresentações em Patos e será também encenada nas cidades vizinhas, com a ajuda do Departamento de Educação e Cultura de Patos.

* 1: Leia “Escritura de Doação Feita Por Silva Guerra”.

* Fonte: Texto publicado na edição de 22 de julho de 1976 do jornal Correio de Patos com o título “Pedacinho de Minas Faz Sucesso Absoluto”, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Parte da folha 1 da Escritura de Doação, do livro Uma História de Exercício da Democracia – 140 anos do Legislativo Patense, de José Eduardo de Oliveira, Oliveira Mello e Paulo Sérgio Moreira da Silva.

Compartilhe