OLHOS DO GATO, OS

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, COMPORTAMENTO, GATOS.

Desde a antiguidade o olhar do gato assombra pela sua característica misteriosa. É um olhar penetrante que a gente não consegue decifrar, principalmente quando à noite, momento em que o brilho se transparece. Por que será que os olhos do gato brilham no escuro? Na realidade, os olhos do gato não brilham no escuro. O que realmente acontece é que os olhos contêm uma camada de células na sua porção mais profunda, chamada Tapetum lucidum (tapete brilhante), que reflete toda a luz recebida, parecendo assim que os olhos brilham. Este tapete brilhante, também presente em cães e outros animais de hábitos noturnos, funciona tal como um espelho, refletindo a luz que chega até ele.

Todo felino de pequeno porte é um caçador de hábito noturno, por isso raramente a gente vê um gato passeando por nossos quintais durante o dia. É um instinto de defesa contra predadores maiores, fugindo assim da oportunidade de se transformar em banquete. Devido a esta característica, sua visão é muito superior à dos humanos no período noturno. Mesmo não enxergando numa completa escuridão, seus olhos conseguem captar mínimas quantidades de luz existente em um ambiente. Por causa desse mecanismo, os gatos precisam de 6 a 7 vezes menos luz pra enxergar do que o ser humano. Além disso, suas vibrissas¹ (conjunto de pêlos sensoriais, principalmente do bigode) funcionam como uma espécie de radar, fazendo com que ele se desloque na escuridão com muita facilidade.

A capacidade de captar mínimas quantidades de luz num ambiente é devida ao grande poder de dilatação de sua pupila. Quanto menor a luminosidade, mais se dilata a pupila e vice-versa. É por isso que, durante o dia, a pupila fica como uma linha vertical e à noite se torna redonda. No entanto, os felinos têm uma menor acuidade visual quando há muita luz. Eles têm apenas 10% da nossa capacidade de visualizar imagens detalhadas. As mesmas estruturas oculares responsáveis por maximizar a visão noturna também diminuem a resolução das imagens frente à intensa claridade e quando determinado objeto está bem próximo aos seus olhos. Explicando de outra maneira, enquanto seus olhos estão preparados para detectar o movimento de um rato mesmo que ele esteja num canto do seu campo de visão (de 200º), assim que o gato o apanhar com as suas patas a presa deixa de ser nítida.

Sobre a capacidade de distinguir ou não as cores, há muita controvérsia e os entendidos no assunto ainda não chegaram a uma conclusão definitiva. Alguns estudos já conseguiram comprovar que os componentes oculares e cerebrais necessários para a visualização e discriminação das cores existem no olho felino, embora com algumas limitações e sem a certeza do quanto são funcionais. Já foi provado que os gatos são capazes de diferenciar certas cores (violeta, azul, verde e amarelo, enquanto que o vermelho, o laranja e o castanho parecem estar fora do alcance), desde que o objeto colorido não esteja muito distante de seus olhos.

Quem convive diariamente com um os mais gatos, e sendo devidamente observador, já reparou que seus olhos transmitem algum tipo de mensagem. Não são dados da Etologia (ciência que estuda o comportamento dos animais), mas apenas questão de sensibilidade. Por exemplo, se piscarmos lentamente os olhos para um gato, é provável que ele pisque os seus olhos em resposta. Se ele estiver olhando para alguém e piscar lentamente os olhos, é um sinal de afeto dele para com este alguém. Algumas pessoas afirmam que piscar os olhos a um gato arisco ajuda a acalmá-lo. Uma coisa é certa: o gato não aprecia ser encarado por um humano, sendo ou não sendo o seu dono. Isso o incomoda demais da conta, deixando-o desconfortável e até se sentindo ameaçado. Isto explica um comportamento curioso dele: num espaço com várias pessoas, ele tende a aproximar-se daquelas que menos gostam de gatos, porque as que gostam têm a tendência de olhar fixamente para ele, ao contrário das pessoas que não gostam ou não ligam a gatos e que não estarão interessadas em olhar para ele.

Os olhos do gato são os maiores entre todos os mamíferos, em relação ao tamanho do corpo. Em proporção, se tivéssemos os olhos do mesmo tamanho, estes teriam quase 20 centímetros de diâmetro. Todos os gatos nascem com os olhos azuis. Por volta da quinta ou sexta semana de vida a cor muda, podendo também ficar sempre azuis.

* 1: Leia “Vibrissas – O Radar e a Bengala do Gato”.

* Fontes: Revistapulodogato.com; Mundodosanimais.pt.

* Foto: Webmaster.pt.

Compartilhe