CULTURA

Postado por e arquivado em DISTRITOS, PILAR.

Virou um fato folclórico no distrito de Pilar a história de Valdomiro, mais conhecido por Dumiro. Vivia só pelado, dentro do Córrego do Pilar. À noite, sua irmã Cota o buscava para casa. E ele dormia sobre uma tábua. Antes do dia amanhecer, Cota era por ele obrigada a abrir a porta e, às pressas, ele ia para seu local predileto, dentro do córrego, onde ficava com água até o pescoço. Somente saia quando, novamente, era buscado pela irmã. O povo levava-lhe alimentação e colocava-a sobre uma pedra próxima, onde, depois de não haver ninguém por perto, recolhia-a e se alimentava. Jamais foi visto pelado por estranhos, pois não saia de fora da água. Assim começou aos 7 anos de idade e morreu por volta dos 50. Era inofensivo e todos o admiravam, até as crianças. Ninguém tinha medo dele. Gritava apenas, não conversava.

Deve um registro o costume da população ir até ao Cruzeiro, no alto da Serra do Barbosa, onde praticam o exercício da penitência, em período de seca, e também nas sextas-feiras.

A literatura tem como representante maior a pessoa de Valdetin Germano, autor do romance O Feto Que Sabia Demais. É um livro que, em depoimento do próprio autor, “cada personagem, de modo bastante incomum, conduz suas vidas que se seguiram, a partir da dura realidade fictícia em que se envolveram. (…) Ah! Ia me esquecendo de Eugênio que era o Pequeno Feto. Esse cresceu e deu água pras barbas, ficou inteligente e cuidou de seus irmãos”. Valdetin nasceu em Pilar, em 20 de setembro de 1969. É autodidata. Além de romancista é poeta e, como teatrólogo, autor de O Presente de Mercedes e Quanto Mais Velho Melhor. Tem livro de contos e de poesias, inéditos. É também artista plástico.

Os únicos locais de recreação existentes são a quadra poliesportiva e a cachoeira do Córrego do Pilar, em propriedades de Laurindo Caixeta. Na quadra praticam, principalmente a juventude, futebol de salão, voleibol e basquete. Também dela se servem os professores de educação física da Escola para ministrarem aulas aos alunos, pois a Escola não possui local adequado para as práticas esportivas.

O futebol teve início na década de 1950, sob coordenação de Donato, com o nome de Time de Pilar. Os primeiros jogos foram realizados num campo próximo do Cruzeiro. Apesar de não possuir local adequado para treinos, tem disputado campeonatos regionais em Coromandel e Lagamar, com positivos resultados. Tem como coordenadores Adailton de Oliveira (Canela) e Geilson Azevedo Rocha.

* Fonte e foto: Patos de Minas, Meu Bem Querer, de Oliveira Mello.

Compartilhe