PASTOR ALEMÃO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, RAÇAS.

4Existem várias teorias sobre a origem do cão Pastor Alemão: nascido dos cruzamentos das várias raças de pastores existentes na Alemanha, ou do cruzamento de cadelas de pastor acasaladas espontaneamente com o lobo? Como para todas as raças caninas, também para esta as origens perdem-se na escuridão dos tempos. Com certeza pode-se afirmar que os primeiros espécimes de pastor alemão, de pelo longo foram apresentados em Hannover em 1882, e os de pelo curto em Berlim, em 1889.

Altura desejável: 60-65 cm para os machos, 55-60 para as fêmeas; peso compreendido entre os 35 e os 40 kg. Tem figura retangular compacta, robusta, musculosa, ossatura enxuta, estrutura sólida, características sexuais secundárias bem evidenciadas. Cabeça proporcional ao corpo, testa um pouco convexa, dentadura forte, mordedura em tesoura, orelhas largas na base, pontudas, eretas e voltadas para a frente (os filhotes até os 6 meses podem ter as orelhas um pouco caídas), olhos amendoados, nunca salientes, de cor escura e de expressão inteligente e viva. A cauda, de pelo espesso, chega pelo menos até o jarrete, pendente quando o cão está em repouso. O braço e a espádua são musculosos, a coxa larga e robusta, os pés ovalados com sola muito dura. Cor da pelagem: preta, cinza, ferro, cinzenta, unicolor ou malhada regular de marrom-amarelada, cinza-clara. Existem variedades de pelo rijo normal, de pelo rijo comprido e de pelo comprido.

É corajoso, alegre, obediente, equilibrado, leal, afetuoso com o dono, amigo das crianças, tolerante com os outros animais, adestrável.

Nascido como condutor de rebanhos, por mérito de sua inteligência e de suas altas qualidades morais foi utilizado como cão de guerra (portador de mensagens sob tiroteios e através dos campos minados), na guia dos cegos (preferivelmente as fêmeas por serem mais pacientes), como policial (segue rastros deixados há vários dias). Mas o Pastor Alemão é insuperável como cão de guarda e de defesa, especialidade em que pode evidenciar seus reflexos e a fulminância do seu ataque. Em qualquer situação sabe realizar os trabalhos de que foi incumbido com grande vontade e entusiasmo.

Em ambientes pouco iluminados ou em apartamento os filhotes podem estar sujeitos ao raquitismo nos primeiros 6-7 meses de vida. É aconselhável, nestes casos, uma suplementação de cálcio e vitaminas.

* Fonte: Todos os Cães, de Gino Pugnetti.

* Foto: Beevoz.net.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in