JACQUES CORRÊA DA COSTA

Postado por e arquivado em PODER EXECUTIVO, PREFEITOS.

Jacques Corrêa da Costa nasceu em Patos de Minas no dia 11 de abril de 1914, tendo como pais Huáscar Corrêa da Costa e Emília Vieira Corrêa. Fez o curso primário no Grupo Escolar Marcolino de Barros, transferindo-se mais tarde para o Colégio dos Maristas, em Mendes, no Estado do Rio de Janeiro. Daí se matriculou no Ginásio Mineiro, de Barbacena e na Escola de Direito de Belo Horizonte, onde se formou em 20 de novembro de 1937.

Uma vez bacharel em Direito, retornou à terra natal e passou a trabalhar nos Cartórios do 1º Ofício e de Registro de Imóveis, quando exerceu por várias vezes o cargo de tabelião e oficial de registro, saindo em 1947 para assumir o Executivo patense.

Filiou-se, desde a sua fundação, à ex-UDN. Apesar de não ser membro de uma família tradicionalmente política, pelos seus valores pessoais foi nomeado Prefeito de Patos de Minas pelo então Governador Milton Campos, cargo que exerceu de 28 de março de 1947 a 1º de janeiro de 1948. Em 03 de outubro de 1950 foi eleito Prefeito, tendo como companheiro na Vice Prefeitura o Sr. Abner Afonso de Castro, empossados em 31 de janeiro do ano seguinte, cargos que exerceram até 31 de janeiro de 1955, quando assumiu Genésio Garcia Roza.

Durante seu governo realizou a mudança de todo encanamento d’água pelas ruas da cidade; o asfaltamento de 110.000 m² das principais ruas; ajardinamento das Praças Antônio Dias e Dona Genoveva; construção do Terminal Rodoviário na Praça Desembargador Frederico (demolido na década de 1980); ajardinamento da Avenida Getúlio Vargas e ladrilhamento do trecho Catedral-Grupo Escolar Marcolino de Barros. Adquiriu trator e caminhões para a frota municipal. Dotou Santana de Patos de serviços de luz e água; ajardinamento da Praça da Matriz no então distrito de Lagoa Formosa e melhoria do serviço de água. Manteve as 84 escolas rurais criadas, sendo que destas, 45 foram criadas durante sua administração de 1947.

Uma vez deixada a administração do Município, abandonou as atividades políticas e se mudou com a família para Niterói para exercer a profissão de Advogado da Organização Comercial Ribacoa S/A. Faleceu nesta cidade em 15 de fevereiro de 1988.

* Fontes e Foto: Patos de Minas Centenária, Patos de Minas: Capital do Milho e Patos de Minas, Minha Cidade, de Oliveira Mello.

Compartilhe