PATOS DE MINAS, NOSSA CIDADE

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: AVANI SOARES DE ALMEIDA (1980)

Hoje, Patos de Minas é uma cidade que está se desenvolvendo bastante.

É uma cidade que pode oferecer boas condições de vida para seus habitantes, mas que muitos não a sabem aproveitar.

A sua maior atração turística é a Festa Nacional do Milho, onde há eleição da rainha da festa, desfiles dos colégios e carros alegóricos, rodeios, exposições de gado, etc.

Patos é um grande produtor de milho e justamente por isso deveria ter fábricas de derivados do milho, etc.

Nossa cidade possui atualmente um grande número de habitantes e por isso deveria ter indústrias onde uma parte da população teria seu emprego garantido, porque sua população é de muitos desempregados e há muito subemprego, isto é, existem empregos em que as pessoas não têm segurança, recebem muito pouco e inclusive trabalham sem uma Carteira de Trabalho.

O número de eleitores dessa região já é bastante grande, por isso Patos precisa de um deputado, defendendo-a e fazendo tudo para que se prospere bastante; atualmente não temos um deputado mas esperamos nas próximas eleições, eleger um, para que com isso tenhamos um representante no governo.

Os estudantes das escolas públicas estão privados de vagas, isto é, anualmente são muitos aqueles que perdem escola por não poderem pagar escolas particulares. As escolas públicas não têm vagas suficientes para toda população carente, e se novas escolas públicas fossem construídas e desse para toda população, amanhã Patos poderia alcançar um grande desenvolvimento, porque seus filhos colaborariam com tudo o que fizeram e aprenderam. Um motivo pelo qual Patos perde muita de sua população estudantil é a falta de uma universidade com os cursos superiores mais procurados em todo o país. Aqueles que terminam o 2º grau e querem uma vida melhor, procuram novos centros onde possam encontrar melhores condições para estudarem, enfim para que consigam uma vida melhor e não fiquem na base do salário mínimo.

Muitos de seus habitantes não têm casa própria, vivem de aluguéis o que é uma coisa insegura; mas pelo que está acontecendo isto será resolvido pelo menos para uma parte da população, com o projeto das Casas Populares que são feitas para pessoas que têm baixa renda e que pagarão menos do que pagam em aluguéis.

A falta de rede de esgoto e asfaltamento está fazendo com que muitas famílias percam alguns de seus familiares, isto é, casa que não tem sequer uma rede de esgoto não pode oferecer condições de higiene, segurança e saúde para seus moradores.

Outro problema semelhante é o da limpeza pública; o lixo só é recolhido nas ruas asfaltadas e os bairros onde também precisam de higiene, o lixo é depositado no fundo das casas, lotes vagos, porque não tem limpeza pública.

Se não houvesse os problemas acima e mais alguns que não foram citados, poderíamos dizer: Patos é uma cidade perfeita. Mas mesmo com isso nunca deixaremos de dizer: Patos é nossa cidade natal e mesmo que formos para uma cidade importante ou para uma capital não deixaremos de amar aquela que nos acolheu tanto tempo em seu leito.

Se tivermos que sair daqui por um motivo ou outro, mesmo assim não nos esqueceremos de Você, e nunca deixaremos de amar aquela que sempre foi, é e sempre será nossa querida Patos de Minas.

* Fonte: Texto publicado na edição n.º 6 da revista A Debulha, de 31 de julho de 1980. Fez parte do Concurso Literário promovido pela Prefeitura Municipal de Patos de Minas e revista A Debulha. Na época, a autora era aluna do 1.º Colegial da Escola Estadual Professor Zama Maciel, sendo Salvador Rodrigues de Souza o Professor de Literatura.

* Foto: Fenamilho. com.

Compartilhe