CHUTAR TERRA PARA TRÁS DEPOIS DE DEFECAR

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, COMPORTAMENTO.

2Os cães não precisam ser treinados para chutar terra. É um instinto básico. Porém, alguns cães que não chutam terra podem aprender a fazê-lo observando outros cães. Quando são bem jovens, os filhotes têm a habilidade de observar e aprender a chutar terra, mas esta tendência de imitar em geral se perde quando ele cresce.

Os produtos de excreção corporal são substâncias boas para demarcar território. Por isso, em vez de simplesmente excretar aqui e ali, os cães os utilizam para deixar mensagens. As evacuações em si são inócuas, então alguns cães as realçam chutando terra ao lado ou até mesmo por cima delas. Tal comportamento tem dois objetivos: tornar o lugar mais visível e liberar outros odores do chão que outros cães podem sentir. Quando esses cheiros são percebidos, é mais provável que a urina ou as fezes também o sejam.

Os machos são mais propensos a chutar terra do que as fêmeas, simplesmente porque têm uma necessidade maior de marcar território, embora as fêmeas chutem mais terra depois de serem castradas. Chutar terra é completamente diferente de fazer buracos, porque as patas traseiras são usadas ao acaso para chutar para trás. O cavar envolve o uso mais concentrado e deliberado das patas dianteiras.

* Fonte: 100 Perguntas Que Seu Cão Faria ao Veterinário (se ele pudesse falar…), de Bruce Fogle.

* Foto: Casinhadecachorro.wordpress.com.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in