CONSERVATÓRIO MUNICIPAL GALDINA CORRÊA DA COSTA RODRIGUES

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Em 1991, as professoras de piano Luana Romão Borges Queiroz, Maria Cristina Garchet Teixeira e Nilse Franco de Oliveira Mello reivindicaram, ao então prefeito Antônio do Valle Ramos, a criação de um Conservatório Municipal em Patos de Minas.

Sensibilizado e entusiasmado com a ideia, Antônio do Valle encaminhou o processo à Secretaria de Estado da Educação em 1992, solicitando autorização de funcionamento da Escola Municipal Prefeito Jacques Corrêa da Costa, criada pela Lei Municipal 2964/92, com as habilitações profissionais de magistério de 1.º Grau, Magistério de Educação Artística e Técnico em Instrumento.

Analisado o processo pela Câmara de Ensino Fundamental do Conselho Estadual de Educação, viu-se a incompatibilidade do funcionamento do ensino musical-técnico em instrumento acoplado ao ensino médio de educação geral.

A ideia, boa em intenção, não encontrou correspondência na prática. O projeto apresentado foi reformulado e sugerida a criação do Conservatório Municipal como estabelecimento de ensino livre.

Aceita a sugestão, de acordo com o Parecer 236/93 da CEE/MG, o Conservatório Municipal foi desvinculado da Escola Municipal Jacques Corrêa da Costa, mantendo-se como curso livre e com Regimento e Currículo próprios. O seu funcionamento, entretanto, seria no mesmo prédio. As atividades se iniciaram em 21 de março de 1994, com 230 alunos, 10 instrutores musicais, tendo como diretora Maria Cristina Garchet Teixeira. Em 23 de outubro de 1995, conforme a Lei Municipal 4040/95, recebe o nome de Conservatório Municipal Galdina Corrêa da Costa Rodrigues.

Dona Galdina foi professora de música na Escola Estadual Professor Antônio Dias, a Escola Normal, e na Escola Estadual Professor Zama Maciel, o Colégio Estadual. Aposentou-se na Cadeira de Música e Canto Orfeônico em 1984, sendo aproximadamente 30 anos dedicados ao ensino de música.

Em 1997, o Conservatório se transferiu para o número 78 da Avenida Getúlio Vargas. Em 1998, para o número 62, da mesma avenida. Em 2000, se mudou para a Rua Deiró Borges, n.º 101. A partir de 2002, passou a atender na Rua Doutor Marcolino, n.º 405. Finalmente, a partir de maio de 2010, o Conservatório Municipal se transferiu para a sua sede própria, localizada no Parque do Mocambo.

O Conservatório Municipal tem como objetivo proporcionar à população patense o direito de acesso à cultura artístico-musical e aprimorar o desenvolvimento de potencialidades individuais, a auto-realização do educando e o seu preparo para o exercício consciente da cidadania. O atendimento abrange uma classe de alunos bastante heterogênea, tanto do ponto de vista sócio-econômico-social como de faixas etárias diferenciadas. A idade mínima para ter acesso à instituição é de oito anos. Durante o ano os instrutores musicais preparam os alunos para Audições, Concertos e Recitais na própria escola, no Teatro Municipal e outros locais. Muitas apresentações são realizadas através de convite da comunidade para abertura ou encerramento das mesmas. No período de 1994 a 2009, foram realizados diversos espetáculos e oficinas com músicos de renome nacional e internacional nas mais diferentes áreas.

Em 2010 houve uma estruturação pedagógica dos diversos cursos e da grade curricular. Disciplinas obrigatórias: Prática Instrumental, Musicalização, Teoria, Percepção Musical, Harmonia, Análise, História da Música, Música de Câmara. Disciplinas optativas: Apreciação Musical, Oficina de Sopros, Coral Adulto e Juvenil, Oficina Pró-orquestra. A nova grade conta com a implantação do Curso de Musicalização Especial para atender alunos com deficiências visuais, motoras e cognitivas. Foi iniciado o projeto de prover todo mês um show no Teatro Municipal coordenado pelos professores, dando oportunidade aos alunos, pais e população de prestigiar grandes shows promovidos pelos músicos da escola.

* Fonte: Conservatório Municipal Galdina Corrêa da Costa Rodrigues.

* Foto (30/07/2013): Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe