FESTIVAIS DE BALLET DO STUDIO ROSANA ROMANO

Postado por e arquivado em ARTES, DANÇA.

Pela quinta vez, em seis anos, o STUDIO DE BALLET ROSANA ROMANO, oferece ao público de Patos de Minas e Região, um Festival de Ballet, montado com todo o esmero e critérios artísticos.

A Professora Rosana Romano Gomes, chegou a Patos de Minas em 1975, após seu casamento com o patense Dr. Sílvio Gomes de Deus, conceituado engenheiro civil. Naquele ano iniciou seu curso com 47 alunas no 1.º semestre, número que cresceu no 2.º semestre, para 89 crianças e moças. Já em 1975 fazia o seu I Festival com a participação de 75 alunas.

No ano de 1976 o número de matrículas passou para 114 e no II Festival já eram 102 alunas a participar.

O III Festival era esperado para o ano de 1977 e o Studio contava 120 alunas matriculadas. Mas naquele ano nascia Camila, a primogênita do casal e por este motivo não aconteceu o festival. Em 1978, com 110, das 138 alunas do Studio, pudemos presenciar o III Festival de Ballet.

No ano passado, já o auditório do Cine Riviera era pequeno para comportar o número sempre crescente de público e também os bastidores não comportavam mais o movimento do grande elenco de bailarinas. Pela primeira vez acontecia o Festival de Ballet, de número quatro, no Ginásio Poliesportivo. Naquele ano as matrículas cresceram para 153 e as alunas participantes do IV Festival foram 136. O Centro de Estudos Teatrais – CET, convidado pela Profa. Rosana, co-promoveu o IV Festival de Ballet, para o público de quase mil e seiscentas pessoas.

A cada ano o nível do Festival cresceu. Fato lógico e facilmente explicável. Em 1975 todas as alunas faziam o 1.º ano, já em 1979, o Studio mantinha alunas do 1.º ao 5.º ano de ballet clássico.

Hoje o Studio tem 193 alunas, assim distribuídas: Baby, 18; Pré-Ballet, 55; Curso Clássico-1.º ano, 18; 2.º ano, 19; 3.º ano, 16; 4.º ano, 23; 5.º ano, 19; 6.º ano, 12. No curso de Jazz, no 1.º ano, 13. Em todos os anos o Studio forneceu em torno de dez bolsas.

Dia 25 de outubro, mais uma vez no Ginásio Poliesportivo, agora com a participação de 146 bailarinas, será promovido o V Festival. Novamente o CET estará colaborando com a promoção. Neste ano algumas inovações serão apresentadas, entre elas a participação como 1.ª bailarina de uma das alunas do Studio, a jovem Claudia Maria Carvalho Silva, que ao lado do bailarino Leonardo Reis Quintão, de Belo Horizonte, dançará um dos números clássicos mais famosos na história dos festivais de ballet. Outro fato de grande realce serão os arranjos móveis confeccionados pelo artista Vicente Nepomuceno. Outras atrações ainda poderão ser mostradas neste festival.

[…] A grande esperança do Studio e do CET, é que mais uma vez possamos ter um bom número de espectadores prestigiando este grande espetáculo.

* Fonte: Texto publicado na edição n.º 10 da revista A Debulha, de 30 de setembro de 1980, com o título “V Festival de Ballet”, de autoria de João Marcos Pacheco, do arquivo de Dácio Pereira da Fonseca.

* Foto: 123rf.com.

Compartilhe