IGUANA

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, OUTROS.

Iguana é um gênero de répteis da família Iguanidae, característico das zonas tropicais das Américas: América Central, norte do Brasil e região central do México. A espécie Iguana iguana, também chamado de iguana-verde, é um dos répteis mais criados em cativeiro. Têm hábitos arborícolas, isto é, vive em árvores. Quando novo possui uma coloração verde intensa, já quando maior, apresenta ao longo do corpo listras escuras. A cauda possui dois terços do comprimento total do corpo. Pode chegar a um metro e oitenta centímetros de comprimento, com expectativa de vida em torno de 15 anos. Alcança a maturidade sexual aos 16 meses de idade, mas é considerado adulto a partir dos 36 meses. Reproduz-se por meio de ovos, que são colocados sob a terra.

A aparência assusta, a princípio, com seu jeito de animal jurássico. Mas esta sensação logo desaparece e quando menos se espera este exótico amigo de temperamento calmo e dócil pode se tornar uma boa companhia. Por ter facilidade de adaptação e integração com o homem, tornou-se o primeiro réptil doméstico. É claro que o Iguana jamais será um companheiro na acepção da palavra, como um cão ou um gato. Mas tampouco espere que ele tenha um comportamento agressivo. A não ser que se sinta ameaçado. Aí pode até usar a cauda como um chicote, além de arranhar e morder. A reação intempestiva virá se o bicho for manuseado de forma brusca. Crianças, portanto, não combinam com essas criaturas primitivas.

O corpo é forte, comprimido dos lados e os membros são bastante desenvolvidos com dedos e unhas compridos para facilitar a subida em árvores. Embaixo do tímpano, possui uma enorme escama arredondada, uma prega de pele na região gular e uma crista no alto da cabeça. Possui excelente visão capaz de identificar corpos, sombras e movimentos a grandes distâncias. Sua visão é utilizada para locomover-se em meio à densa floresta e também para achar alimentos. A orelha não processa o som, simplesmente o transmite a uma orelha interna que está protegida da água e de objetos que possam danificá-la.

De hábitos diurnos, alimenta-se preferencialmente de insetos quando jovem e na fase adulta torna-se praticamente vegetariano consumindo brotos, queijo branco, alface, escarola, laranja, banana, cenouras raladas, flores de hibisco, ipê, pétalas de rosa, entre outras. A alimentação deve ser administrada duas vezes por dia. No inverno, devido à baixa do metabolismo, é possível o animal diminuir a quantidade de alimento ou até passar algum tempo sem comer nada. Insetos como tenébrio, grilo, barata e até filhotes recém-nascidos de rato devem ser oferecidos duas vezes por semana, em dias alternados. Mas o Iguana também pode se deleitar com uma ração específica.

Como todos os répteis, é um animal de sangue frio, não tendo assim um método próprio para manter a temperatura de seu corpo. Na natureza o sol é sua principal fonte de calor; no cativeiro a temperatura do ambiente deve ser em torno dos 30º no período diurno e 23º no período noturno. Este controle pode ser feito com termômetro. Caso a temperatura não siga estes padrões, o animal ficará inerte podendo até hibernar e neste estado há uma baixa no metabolismo diminuindo ou até cessando suas funções fisiológicas que são mantidas com as reservas energéticas que foram acumuladas durante o período quente. Outro fator importante é a umidade do ar que deve girar em torno dos 70 a 80 %, pois a baixa umidade pode causar ressecamento da pele.

Importante: o réptil deve ser adquirido de um criadouro autorizado pelo IBAMA. O órgão exige que ele venha com um microchip cujo número de registro deve coincidir com o que consta em sua nota fiscal. Em relação às doenças que os animais transmitem para o homem, o maior risco, no caso, é a salmonelose, infecção por bactéria que provoca diarréia e vômitos. Para prevenir o transtorno, mantenha o terrário limpo, principalmente de fezes e urina, lave as mãos depois de tocar no bicho e leve-o ao veterinário para livrá-lo de desnutrição, pneumonia, problemas de pele e estômago. Como qualquer outro animal o Iguana requer uma higiene constante. Com um pano úmido é possível fazer a higienização do corpo, para evitar arranhões. Não se deve esquecer de cortar as unhas e evitar o contato com outros animais.

* Fontes: Wikipédia, Saúde.abril.com, Petfriends, Infoescola.com.

* Foto: Horizoncollectibles.com.

Compartilhe