UFU: PROBLEMAS EM 2013

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

PATOS DE MINAS AGUARDA RESPOSTA DO GOVERNADOR PARA RESOLVER SITUAÇÃO DA UFU

Aumenta a expectativa a cada dia para uma solução definitiva envolvendo a Universidade Federal de Uberlândia no Município de Patos de Minas. Lamentavelmente a instituição está sem condições de ampliar os seus cursos e oferecer a estrutura ideal aos seus alunos, porque ainda arrasta a definição do local onde o seu Campus será instalado de forma definitiva.

O Governo Municipal lançou mão de uma cartada no dia 18 de julho, quando conseguiu audiência com o Governador Antônio Anastasia em Belo Horizonte para tratar da questão. O prefeito Pedro Lucas Rodrigues foi recebido pelo governador Antônio Augusto Anastasia. Ele estava acompanhado  de lideranças políticas, entre elas o deputado estadual Hely Tarquínio, o deputado federal José Humberto Soares, o vice-presidente da Cemig, Arlindo Porto Neto, e do Magnífico Reitor da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, professor Elmiro Santos Resende.

Na pauta, assuntos relevantes para o Município como a questão da UFU, instalação da SUPRAM (Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), continuidade das obras de canalização do córrego Monjolo e melhorias da avenida Fátima Porto, em duas novas etapas; elevação da 2.ª Cia. De Bombeiro Militar em Batalhão do Bombeiro Militar de Minas Gerais e a necessidade de ampliação das instalações do Hospital Regional Antônio Dias ou a construção de um novo hospital público.

Pedro Lucas Rodrigues formalizou o pedido ao Governo do Estado para que ele faça a doação de 50 ha (cinquenta hectares) de terras do imóvel de propriedade do Estado de Minas Gerais pertencentes à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). O Objetivo é que nessa área seja instalado o campus da UFU, lembrando que esse imóvel encontra-se anexo ao imóvel onde está instalada a Escola Estadual Agrotécnica Afonso Queiroz – Escola Agrícola.

É importante ressaltar que a Escola Estadual Agrotécnica Afonso Queiroz está localizada em um imóvel de propriedade do município de Patos de Minas, numa área de 25 ha (vinte e cinco hectares) e não será afetada, caso o Estado atenda à reivindicação de doação.

O Estado de Minas Gerais, através da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), possui uma área de 77 ha (setenta e sete hectares); uma pequena parte dessa área é utilizada pelo Escritório Regional do IEF e outra parte é utilizada pelo viveiro de mudas do Instituto Estadual de Florestas; porém, a maior parte dessa área encontra-se bastante ociosa e poderá ser utilizada para a consolidação do campus da UFU, em Patos de Minas, caso a reivindicação feita ao Governador Antônio Augusto Anastasia seja atendida.

O Magnífico Reitor da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, professor Elmiro Santos Resende, ficou entusiasmado com a resposta do Governador que, mesmo não sendo definitivamente positiva, foi bastante esperançosa, não só para ele, como também para os demais integrantes da comitiva.

O governo estadual se encarregou de falar pessoalmente ao presidente da Epamig, empresa pública ligada ao Governo de Minas Gerais, sobre a reivindicação a ele formulada pelo prefeito de Patos de Minas e pelas lideranças políticas e a própria Universidade.

Outra grande reivindicação apresentada ao Governador do Estado refere-se à continuidade das obras de canalização do Córrego do Monjolo e melhorias na avenida Fátima Porto, em duas novas etapas, com custo estimado na ordem de R$ 4.500.000,00 (quatro milhões e quinhentos mil reais); a resposta do governador é de que essa obra específica é compromisso de seu governo.

Também foi reivindicada a instalação da SUPRAM (Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), em Patos de Minas, bem como a elevação da 2.ª Cia de Bombeiro Militar em Batalhão do Bombeiro Militar de Minas Gerais.

Uma importante reivindicação apresentada pelo deputado estadual Hely Tarquínio, com o consentimento das demais lideranças políticas, foi a construção de um novo hospital público em Patos de Minas para atendimento aos pacientes do SUS.

No caso da UFU a resposta definitiva deve acontecer nos próximos dias e todos torcem para que seja positiva.

* Fonte e foto: Texto publicado na revista Observatório Patense, edição n.º 07 de julho de 2013.

Compartilhe