CALMA, GAROTADA!

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: MURILO CORRÊA DA COSTA (1980)

Está em curso a Olimpíada Estudantil de Patos de Minas promovida pelo CEP. A realização de jogos esportivos entre os estudantes é uma necessidade não apenas pelos motivos óbvios dos benefícios que a prática de esporte traz à saúde do corpo como também é uma excelente oportunidade para o congraçamento entre nossos jovens estudantes. Mas, estaria havendo este congraçamento? Receio que não meus amigos, receio que não.

Desde quando se iniciaram as disputas o Poliesportivo está transformado num vulcão. Ouvi a diretoria do Colégio Marista dizer ao microfone da Rádio Clube de Patos que esperava que o Sr. Comandante da 15.ª BPM reforçasse substancialmente o policiamento daquela praça de esportes porque o clima em que se disputam os jogos nada tem de Olímpico. Pelo contrário, as brigas, as agressões com o lançamento de objetos a torto e a direito, os palavrões, as paródias pornográficas etc. transformaram o campo de jogo em local impróprio.

O que está acontecendo minha gente? Por que esta agressividade? Nossos caros jovens não podem e não devem comportar-se como jogadores profissionais de futebol que jogam mais nas pernas dos adversários que na bola. Nossos jovens não devem ultrapassar os limites da civilidade, embora devam torcer fervorosamente por suas equipes. O Brasil precisa urgentemente revelar valores nas diversas modalidades esportivas e o lançamento de ovos ou de pedras não consta do calendário esportivo de nenhuma competição. Por estas e outras é que não me canso de fazer referências aos espetáculos que vimos há pouco tempo com a abertura e o encerramento das Olimpíadas de Moscou, e com o desenrolar das disputas.

O que é isso moçada? Agora, uma sugestão: realizem mais competições, mais torneios, mais campeonatos e garanto que este tipo de problema vai desaparecendo. Uma única competição oferece uma única oportunidade de extravasamento de entusiasmo e os excessos inevitavelmente acontecem.

* Fonte: Texto publicado na coluna “O Periscópio” da edição n.º 11 da revista A Debulha de 15 de outubro de 1980, do arquivo de Dácio Pereira da Fonseca.

* Foto: Uipi.com, meramente ilustrativa de uma competição esportiva em quadra.

Compartilhe